Carregando..

Uma das coisas que mais gosto, é ir até papelarias ou a lojas que vendem artigos de artesanato. As cores, as formas e as texturas me encantam e logo quero trazer tudo para casa! Quando comecei a pintar com aquarela, tive muita dificuldade em escolher qual pincel comprar. É tanta opção de pincel para aquarela que eu fiquei bem perdida mesmo. Pesquisa daqui, experimenta dali, elegi os meus preferidos e vou contar aqui, nesse nosso tutorial/texto de hoje, quais são eles e como os utilizo. Preparada para começar?

Primeiro, vamos dar nomes e números aos pincéis:

Pincel para aquarela

Pincel 1 – chato

É. Ele é chamado de chato, mas é um pincel legal rsrs. Ele leva esse nome justamente por ser mais retinho ali na ponta. Ele permite efeitos mais marcados e angulosos, como dá para perceber aqui na foto acima. É ideal para traços mais retos e precisos.

Utilizo também para pontos mais concentrados de cor em um determinado desenho.

Pincel para aquarela

Aqui, para esta rosa, utilizei o pincel para aquarela chato n° 2. Particularmente, gosto dos pincéis menores, que dão um acabamento mais delicado. Mas aí, vai muito de desenho para desenho, né? Pintar um painel muito grande, com um pincel n° 2, leva um tempo maior. Por isso, vale lembrar que essa numeração pode variar, de acordo com o tamanho e formato do desenho.

Pincel 2 – língua de gato

Parece mesmo uma língua, né? Esse pincel é menos preciso que o chato. Seu formato arredondado é transferido também para o papel. Por isso, ele é bem utilizado para desenhar pétalas de flores ou dar acabamentos mais suaves e leves ao desenho. Esse formato redondo permite uma melhor aderência às curvas de uma ilustração.

Pincel para aquarela

Em minha rosa, utilizei o pincel língua de gato, junto ao pincel fino nº 6 (vou falar dele no tópico 4) para dar forma às folhas. Enquanto o pincel língua de gato me deu o formato mais gordinho das folhas, o pincel fino completou os contornos.

Pincel 3 – redondo

Esse é um de meus preferidos! Utilizo também para folhas e para flores. Ele é um ótimo aliado nos acabamentos e também para preencher com delicadeza alguns contornos.

Aqui, na rosa, ele foi utilizado para fazer essa parte mais clarinha das pétalas. Por possuir a ponta mais fininha, ele é ótimo para fechar ângulos e espaços menores nos desenhos. Sempre que o utilizo, conto também com a ajuda o pincel fino, que vem no nosso próximo tópico.

Pincel para aquarela

VEJA TAMBÉM: 5 LOJAS ONLINE PARA COMPRAR MATERIAIS DE ARTE

Pincel 4 – fino

O pincel fino é o meu preferido. Gosto desses traços mais delicados, mais precisos, dos contornos. Por isso, é difícil para mim fazer um desenho em aquarela sem o pincel fino.

Tá vendo ali na pétala, aquela marcação mais forte determinando o formato da rosa? Fiz com o pincel fino, que me possibilita com segurança, um traço mais retinho e delicado.

Existem também (e funcionam muito bem) pincéis redondos mais finos. Eles também desempenham bem esse papel de contornos e dão um acabamento bem legal ao desenho.

Qual o seu pincel?

Bom. Esses são os pincéis básicos, que mais uso em minhas aquarelas. É importante entender que, cada um tem a sua forma de pintar, sua intensidade de cores e seu gosto especial por tons mais fortes, traços mais finos, formatos mais marcados. O legal aqui é experimentar. Se comprou um pincel e não se adaptou, não desista. Experimente outro, em outro formato, até encontrar seu companheiro ideal.

Aquarelar é um aprendizado diário e diz muito também sobre nossa relação com a gente mesma. Mas isso é papo para outro texto. Espero que tenha gostado das dicas e, se quiser se aprofundar mais nessa arte bonita de aquarelar, conheça nosso curso de Pintura em Aquarela.

VEJA TAMBÉM: COMO FAZER TINTA AQUARELA EM CASA

Ah! Seguem algumas dicas importantes:

Dica: para aquarela, quanto mais macio o pincel, melhor. Pincéis muito duros podem deixar o desenho com aspecto granulado, pouco homogêneo.

Dica 2: como falei ali em cima (no pincel 1, sobre minha preferência sobre pincéis mais finos), cada formato de pincel, tem também um tamanho, uma espessura. Para desenhos menores, aconselho a utilização de pinceis de números menores, que geralmente são os mais fininhos. Para grandes desenhos, utilize pincéis de espessura média à grande: os médios vão cuidar dos contornos e os grandes, serão responsáveis por preencher os espaços maiores.

Quer aprender mais ainda sobre aquarela? Baixe o e-book grátis da Casa Beta através do formulário abaixo!

Até a próxima!

Texto e fotos por Débora Gomes.