Carregando..

A plataforma Women You Should Know apoia mulheres e suas ideias para mudar o mundo. Através de conteúdos inspiradores, o projeto tem como ideia principal destacar mulheres de todas as idades e regiões do mundo que estão se esforçando, construindo inovações, vencendo as barreiras e desafiando todas as possibilidades da sociedade. 

Para inspirar ainda mais mulheres e promover o conhecimento sobre empreendedoras, matemáticas, químicas, militantes e outras profissões de mulheres incríveis, a plataforma pediu para quatro artistas da América do Sul, África, Oriente Médio e China criarem uma série de pôsteres ilustrados com download grátis sobre algumas dessas personalidades femininas marcantes na história. Os pôsteres estão disponíveis em 8 línguas: (Francês, Francês canadense, alemão, italiano, espanhol, português do Brasil, chinês simplificado e inglês). Vem conhecer algumas dessas mulheres incríveis: 

Maria da Penha – Biofarmacêutica e defensora dos direitos das mulheres 

Women You Should Know

Quando Maria da Penha quase foi morta pelo marido não havia uma única delegacia de polícia especializada em violência contra mulheres no Brasil. O caso definhou no tribunal por duas décadas, enquanto o marido permaneceu livre. Ano depois, o Tribunal de Direitos Humanos criticou o governo brasileiro pela falta de medidas efetivas para condenar os autores de violência doméstica. Em resposta, em 2006 o governo criou uma lei que ficou conhecida como Lei Maria da Penha sobre violência doméstica e familiar, que aumentou a severidade da punição em casos como aquele. 

Artista: Camila Rosa, designer e ilustradora brasileira. Seu trabalho traduz as mulheres de uma perspectiva alternativa: latino-americana, corajosa, poderosa e que não se encaixa nos principais padrões de beleza. 

Mae Jemison – engenheira americana, médica e astronauta

woman you should kn

Primeira mulher afro-americana a viajar no espaço em 1992. Em 1993 renunciou a Nasa para fundar um empresa que pesquisava a aplicação da tecnologia na vida cotidiana. Mae já apareceu diversas vezes na televisão, inclusive como atriz em um episódio de Star Trek, além disso ela é dançarina e possui 9 doutorados honorários em engenharia, ciências, letras e humanidades. 

Artista: Karina Perez é uma ilustradora e designer mexicana. Ela é interessada em explorar a narrativa através do design e das cores para comunicar visualmente o amor e a aceitação que recebe das pessoas ao seu redor.

Juliana Rotich – tecnóloga e empreendedora 

Juliana Rotich é uma das fundadoras da BRCK Inc, uma empresa de tecnologia de hardware e serviços sediada no Quênia, formada com o fim de desenvolver tecnologias úteis e inovadoras em ambientes de baixa estrutura.  Juliana também foi co-fundadora da Ushahidi Inc., uma empresa de tecnologia sem fins lucrativos, especializada no desenvolvimento de software livre e de código aberto para alterar o fluxo de informações no mundo.

Artista: Thandiwe Tshabalala é um artista da Cidade do Cabo. Seu trabalho é ousado, colorido e conceitual. Em 2015, ela foi premiada com o prestigioso Prêmio Mbokodo de Mulheres da África do Sul nas Artes, na categoria Design Criativo.

Aproveite para se inspirar também nos outros conteúdos do Women You Should Know. Para saber mais, acompanhe o projeto no Facebook, Twitter , Pinterest ou Instagram.