Carregando..

Belo Horizonte é uma cidade grande, mas com ares aconchegantes. O ambiente mais tranquilo que o de metrópoles como Rio de Janeiro e São Paulo facilitou o surgimento de uma espécie de reduto tecnológico, um espaço de estímulo à criação. Não é à toa que, há alguns anos, a capital mineira se firmou como um centro de negócios ousados e inovadores, o agora chamado Vale do Silício Brasileiro.

Startups que estão fazendo história no Brasil e no mundo foram criadas em BH: a empresa de marketing de conteúdo Rock Content, a plataforma de negócios digitais Hotmart, o portal Méliuz que devolve parte do dinheiro gasto em compras, e a gestora e distribuidora de vídeos online Tech.

São Pedro Valley
Muitas dessas startups surgiram em um local específico: no bairro São Pedro, conhecido pelo clima residencial durante o dia e uma vida noturna agitada. A região é cheia de jovens envolvidos com o universo digital e em busca de novidades. Empreendedores de marketing, design, comunicação e tecnologia viram ali potencial para abrigar seus corajosos negócios.

Não demorou muito para surgir uma comparação com a área que viu o mercado de empresas de circuito eletrônico crescer na década de 1950: o Vale do Silício. Na região sul de São Francisco, na Califórnia, o Vale ganhou esse apelido por causa do uso de silício na construção de placas de computadores.

Vale do Silício brasileiro

Em terras mineiras, a chamada San Pedro Valley já é vista como um dos maiores polos de destaque em tecnologia e informática no mundo. No Brasil, é a maior comunidade de startups: são 300 empresas do tipo, que incentivam ambientes de trabalho descolados como o da Google.

O cenário trouxe uma mudança nos investimentos, antes concentrados em São Paulo. O governo estadual, por exemplo, viu uma oportunidade nesse boom e criou o programa Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development (SEED), ou Desenvolvimento de Ecossistemas para Empreendedores e Startups. Quarenta startups de todo o mundo são selecionadas para ir a BH, onde encontram espaço, orientação técnica e recursos para se desenvolver na cidade.

A tendência é que a capital mineira se torne cada vez mais atraente nesse ramo e ganhe a concorrência com cidades maiores, justificando o já famoso apelido de San Pedro Valley.

.

Já conhece os cursos criativos da Casa Beta? Clique aqui e saiba mais.