Carregando..

Sair por aí em busca de lugares diferentes e fascinantes pode trazer mais benefícios do que apenas o prazer de passar uns dias fora da rotina. Viajar é sair da zona de conforto, é experimentar novas sensações! E, por isso mesmo, é um ótimo recurso para dar um incentivo à criatividade.

Pesquisadores da neurociência provaram que viver em outro país por um tempo pode realmente te deixar mais criativa. O escritor Mark Twain já havia percebido isso, no século 19, quando disse que a viagem acaba com preconceitos, fanatismos e mentes fechadas. Mais de 100 anos depois, estudiosos conseguiram evidências científicas de que passar um tempo fora pode afetar a mente de forma positiva.

Acontece que a criatividade está relacionada à neuroplasticidade, a capacidade do sistema nervoso de mudar e se adaptar a novas experiências. Ou seja, os caminhos neurais são moldados por novos sons, gostos, cheiros e sensações. Quando somos colocados frente a frente com eles, o cérebro revitaliza a mente.

viajar e criatividade

A culpa é da cultura
Se você está se perguntando o que vira a chavinha no cérebro, a resposta é a diversidade cultural. Ter experiências interculturais, entender que os outros têm diferentes crenças e valores, fortalece o senso de si.
Isso te tira da sua bolha e faz a mente trabalhar, ativando a função da criatividade. Afinal, você tem que buscar ferramentas que não conhecia para lidar com novas linguagens e costumes.

viajar e criatividade

E apesar das pesquisas mostrarem que morar fora tem um impacto maior, passar alguns dias viajando pode ter bons efeitos. Anota aí: aumento nos níveis criativos, pensamentos positivos e mais felicidade. Durante uma viagem, você se afasta dos problemas e consegue pensar neles por outras perspectivas.

Logo, o segredo é mergulhar no desconhecido! Que tal já planejar suas próximas férias? Escolha um destino, compre as passagens e viva uma cultura totalmente diferente! Sua mente agradece.

Você já conhece os cursos criativos online da Casa Beta? São mais de 10 opções para você escolher. Clique aqui e saiba mais!