Carregando..

Perfeito para pôsteres, painéis, cartões e onde mais você quiser, o lettering é uma técnica de desenho de letras que vai transformar o que você tem a dizer! A combinação de elementos textuais e visuais através da ilustração de palavras é altamente personalizável, o que te permite muita liberdade criativa para se expressar.

“Mas eu não sei desenhar, o que eu faço?

Não precisa saber desenhar, mas a técnica requer paciência e treino. Nesse tutorial fácil de lettering vou te explicar passo a passo como se faz. Deixe os cálculos milimétricos para as fontes de computador e vamos ao trabalho! As imperfeições são bem vindas e são o que dão esse aspecto autêntico e manual do lettering.

Materiais

Lápis, papel e régua. Sim, é só isso que você precisa para começar! Esquadro e compasso são ferramentas que podem te ajudar também, caso você queira um resultado mais preciso. Para a finalização, não há limites! Vale usar canetinhas, marca-texto, tinta, lápis de cor, o que tiver em casa.

Antes de começar

Todo desenho começa com uma ideia. No caso do lettering, com uma frase ou simplesmente uma palavra. E você decide como dizê-la. Tenha em mente que a forma como você ilustra reforça sua mensagem. Por exemplo, se for escrever a palavra “pesado”, prefira o desenho de letras mais grossas ao invés de uma letra cursiva caligráfica e delicada, porque assim você enfatiza o significado da palavra, entende?

Procure referências! Vale se inspirar nas fontes digitais para escolher um estilo de letra, veja o trabalho de outros artistas para estudar composições e outros elementos visuais para ornamentar seu trabalho.

Passo 1 – Planejamento

É nessa hora também que entra o planejamento. Use uma folha de rascunho e comece a rabiscar suas ideias. Sem medo de errar, teste formas, estilos tipográficos, elementos decorativos e a disposição das palavras. Faça miniaturas do que você pretende fazer, veja qual você gosta mais e podemos seguir para a próxima etapa do nosso tutorial fácil de lettering.

Passo 2 – Faça blocos de palavras

Delimite o espaço em que você vai colocar sua palavra. Faça duas linhas horizontais paralelas para guiar seus próximos traços. Esta será a altura das suas letras. Como optei por uma base curva, minhas letras vão acompanhar o movimento e distorcer suavemente. Para um resultado mais harmônico, faça linhas verticais perpendiculares à base do papel.

Passo 3 – Desenhando as letras

Agora que você já tem tudo preparado, vamos ao desenho das letras! O segredo aqui é ter consistência, ou seja, manter a mesma espessura dos traços, assim como o espaçamento entre as letras. Nesse momento, o uso da régua pode te ajudar, mas não precisa medir cada traço que fizer, não tem problema recorrer ao olhômetro!

Repare como os tracinhos do “H” e do “E” seguem as linhas horizontais de base e como isso dá mais unidade ao desenho. Por outro lado, veja como o ponto de exclamação ultrapassa essas linhas e como dispus os “L”. Se arrisque e divirta-se seguindo ou burlando as regras, o importante é personalizar as letras do seu jeito!

Passo 4 – Finalização

Pessoalmente essa é minha parte preferida do processo. É quando o esboço já está pronto, estou satisfeita com o resultado e tenho liberdade para dar o tratamento que eu quiser. Gosto muito de usar nanquim, aquela tinta preta, ou em forma de canetinha mesmo. Como usei um papel acinzentado, a tinta branca ressalta as letras e dá esse efeito 3D. Todo recurso é válido, use sua criatividade!

Curtiu esse tutorial fácil de lettering? Pegue seus materiais e mãos à obra!

 

E aí? Ficou inspirada com esse desenho de letra único e marcante? Você também pode fazer o seu. Afinal, a criatividade é uma habilidade e pode ser aprendida e praticada. Que tal começar hoje? Conheça O Segredo das Mentes Criativas aqui: