Carregando..

Aprender a desenhar pessoas é uma etapa essencial para você que está aprendendo seus primeiros traços. A complexidade da figura humana apresenta certos desafios na hora de reproduzi-la no papel  e por isso trazemos aqui esse tutorial de desenho humano. 

Nesse passo a passo, você vai ver como não é tão difícil assim desenhar uma pessoa. Com essas técnicas, você pode aprender a fazer tanto desenhos realistas quanto estilizados, assim como seguir regras de proporções ou saber como quebrá-las!

Leia também: Ideias de desenhos que vão ativar a sua criatividade 

Desenhe o esqueleto

Se você acha que só sabe desenhar gente de palito, é aí que seus talentos entram em ação. A elaboração do esqueleto nada mais é do que a estrutura inicial do seu desenho e consiste basicamente de tracinhos. Eles te dão uma base super importante de proporção e é seu primeiro esboço!

É uma forma de testar a pose do seu modelo e garantir que sua figura caberá no papel. Afinal, todo desenhista já deve ter passado pelo momento de começar um desenho pela cabeça e só no final descobrir que os pés não cabem no final da folha rs.

Para medir as proporções, é muito comum usar a cabeça como unidade de medida. O total comprimento do corpo são 7 cabeças e meia, ou seja, divida seu modelo em 7 segmentos e meio para te guiar no tamanho das partes do corpo.

tutorial-de-desenho-humano

A cabeça vai no primeiro segmento, os ombros ficam no segundo, numa altura de ¼ de cabeça.

A virilha marca o meio do corpo e fica na metade do 4° segmento. Os braços vão até essa marca também, e os cotovelos na metade do braço.

As pernas partem da virilha até o 7° segmento e os pés ocupam a metade da última parte.

Entre um tracinho e outro, colocar bolinhas nas articulações te ajuda a movimentar o seu modelo.

Formas geométricas

Uma vez que você está com o esqueleto pronto, cubra-o com peças geométricas. O tronco pode ser composto por um retângulo, um círculo e um pentágono. Já as pernas e os braços são cilindros.

tutorial-de-desenho-humano

Com essas peças geométricas, o corpo ganha volume e toma forma.

Movimente

 

Algo que dá naturalidade ao seu desenho é colocá-lo em movimento. O melhor exercício de prática é se basear em fotos ou, melhor ainda, observação de modelo vivo. Trace uma linha de movimento, geralmente da cabeça aos pés. Distribua as outras partes do corpo em uma linha curva seguindo as mesmas distâncias já mencionadas.

O movimento e a fluidez dão uma naturalidade em contraste com a rigidez do primeiro modelo estático. Além disso, a linguagem corporal é uma forma de expressão muito poderosa e a postura que você desenha influencia nisso.

Personalize!

Esse tutorial de desenho humano te ajuda tanto nos desenhos realistas, quanto na criação de personagens cartoon. Fazer um esqueleto e a blocagem com peças geométricas é a melhor estratégia para garantir a consistência do seu desenho.

A estilização, no entanto, se baseia principalmente na quebra das proporções. Até porque cada corpo é um corpo e essa técnica usa proporções que não se aplicam para todos os tipos de pessoas. 

Crianças, por exemplo tem a cabeça maior em relação ao resto do corpo, de modo que a regra das 7 cabeças e meia não se aplica. Mulheres tendem a ter os quadris mais largos do que os ombros, enquanto para homens é o oposto. Sinta-se livre para brincar com diferentes proporções para criar seus personagens! Cabeção e corpinho, pernas compridas, você decide!

tutorial-de-desenho-humano

Esse tutorial de desenho te dá a estrutura que você precisa para começar a desenhar a figura humana. Os próximos passos são muita observação, prática  e desenvolver seu estilo de personagem!