Carregando..

O fio de malha é o novo queridinho de quem faz crochê. Feito a partir de sobras de malhas de confecção, o material é sempre único! Cada fio de malha que você comprar terá uma composição específica, variando em quantidade de algodão, grossura e maleabilidade.

A dica é pensar nos pontos a partir do tipo de tecido de fio de malha que você conseguiu: os mais finos demandam mais pontos, enquanto os mais grossos pedem menos.

Para você se familiarizar com o fio de malha, a Casa Beta listou alguns pontos muito importantes dessa técnica! Dá só uma olhada:

– Vantagens

O fio de malha é resíduo da indústria, o que faz do seu uso sustentável, evitando descartes de tecido. O material também é variado em cores e estampas, além de ser compatível com máquinas de lavar. Outra vantagem é que o fio de malha pode ser usado para confecção de diversas peças, como tapetes, bolsas, cestos…

– Desvantagens

As espessuras diferentes podem aparecer num mesmo rolo. Alguns vêm com emendas, furos ou cortes na malha. O fio de malha também não é fácil de achar!

– Tamanhos

O fio de malha é vendido por peso, em três medidas: 500g, 1kg e 2kg. A metragem varia em cada rolo.

– Marcas

A marca mais encontrada nas lojas é a Euroroma. Você também pode procurar por Fios Guarani, Malhafio e Pingouin.

– Onde comprar

Você encontra fio de malha em armarinhos, lojas de tecido ou pela internet.  A Euroroma, marca mais fácil de achar, tem uma lista de pontos de venda pelo Brasil. Consulte aqui.

Como começar?

Vamos colocar a mão na massa? Assista aqui ao nosso Curso de Crochê de Malha para Iniciantes. A artesã Natalia Salgado ensina, ponto a ponto, como fazer um cesto organizador incrível!