Carregando..

Hoje em dia, o trabalho freelancer é, cada vez mais, uma opção de carreira para muitos profissionais. A instabilidade do mercado tradicional, a valorização cada vez mais crescente do empreendedorismo pessoal, ou a busca de um estilo de vida mais flexível são algumas das razões que as pessoas encontram na vida freelancer a sua profissão ideal. 

Leia também: Mal entrou na empresa e já está achando o trabalho monótono?

Ao mesmo tempo, há aqueles que atuam como profissionais assalariados e como autônomos em busca de uma maior segurança financeira ou simplesmente por acharem no trabalho freelancer uma forma de trabalharem em algum projeto ou área que lhes dá prazer. 

Seja como for, o fato é que ter duas jornadas diferentes de trabalho exige muita organização, afinal, se gerenciar uma carreira é complicado, imagine duas! Isso sem contar com a vida pessoal, hobbies, atividade física, tarefas de casa, família e, é claro, o descanso. Precisa de ajuda para saber como lidar com todas essas responsabilidades e levar a carreira de freelancer e sua carreira de forma bem sucedida? Continue a leitura e mãos à obra!

Saiba definir prioridades

A primeira coisa que você precisa ter em mente: não tente abraçar o mundo todo de uma vez! Essa tática geralmente não costuma dar certo e o resultado é um trabalho mal feito tanto no emprego fixo, como nas demandas autônomas. Então, o primeiro passo é saber definir quais são as suas prioridades.

Vamos supor que a empresa onde você trabalha está oferecendo treinamentos ou está em um período de muita demanda. Ao invés de esperar este momento acontecer para pensar em como lidar com ele, já vale se planejar com antecedência para diminuir a quantidade de trabalhos freelancer durante esse período. Assim, você poderá dedicar seu tempo, atenção e energia para a demanda mais urgente.

Estabeleça horários para trabalhar como freelancer

Uma dica: não deixe para encaixar seu trabalho de freelancer nos momentos de folga. Ao fazer isso, na verdade, você está dedicando pouco (ou mesmo nenhum!) tempo realmente produtivo para sua carreira paralela e, ao mesmo tempo, ficando ainda mais cansado. 

É muito importante que você tente seguir, enquanto autônomo, uma disciplina semelhante àquela do seu emprego regular. Quando você se organiza para trabalhar em dias e horários fixos, transformará isso em um verdadeiro compromisso.

A liberdade de fazer seus próprios horários é o que possibilita que você concilie duas carreiras paralelamente. Para que isso aconteça de forma eficaz, é preciso realmente organizar esses horários.

Se você deixar para trabalhar como freelancer “quando der”, sempre haverá algo que impedirá você de colocar a mão na massa: pendências do emprego, compromissos familiares, cansaço, tarefas domésticas, consultas, academia… Quando você compromete-se a trabalhar toda noite das 20h às 22h, por exemplo, conseguirá organizar o resto da sua agenda em torno desse compromisso.

Seja realista na hora de decidir o período de tempo em que você estará dedicado ao trabalho freelancer, pois você precisa estar concentrado para exercer tudo com foco, energia e eficiência. Isso nos leva à próxima dica!

Saiba quando é hora de descansar

Você é daqueles que, depois da jornada regular de trabalho, chega em casa e trabalha nas suas demandas de freelancer por horas e horas a fio, muitas vezes, até madrugada adentro? Aí, depois de dormir algumas poucas horas, está de pé novamente para ir trabalhar? Apostamos que você já deve ter percebido o quanto essa rotina não é nada saudável ou produtiva.

Quando você prejudica seu descanso,  sua alimentação, sua saúde ou seus momentos de lazer, você perde a energia que precisa para realizar suas tarefas com a excelência de que é capaz. A consequência disso é que uma atividade que demoraria uma hora pode tomar muito mais tempo e levará você a comprometer ainda mais o seu descanso.

Portanto, não se deixe cair nesse ciclo vicioso. Lembre-se de respeitar seu corpo e sua mente! Para conciliar duas carreiras, a produtividade e a boa disposição são fundamentais. Depois de uma boa noite de sono, você acordará no dia seguinte renovado (física e mentalmente) e pronto para dar conta de todos os seus compromissos e demandas.

Defina metas e mantenha o foco nelas

Definir metas é uma maneira excelente de organizar a sua produção e tornar seu trabalho freelancer parte fundamental da rotina. Assim, você conseguirá se orientar e balancear o trabalho freelancer com os demais compromissos do dia a dia e do seu emprego.

Além disso, como a renda de um freelancer não é fixa, as metas ajudarão você a se controlar melhor financeiramente e, assim, não ter surpresas desagradáveis na hora de ser pago. Essas metas podem ser de valor, de tempo trabalhado ou até mesmo de quantidade (3 mil palavras por dia, por exemplo).

Ao colocar nossas dicas em prática, você conseguirá conciliar sua carreira e trabalho freelancer com mais eficiência para ter ainda mais sucesso em ambas atividades. Sabemos que exige muito esforço e organização, mas a “dupla atuação” vai te ajudar a se tornar um profissional cada vez mais completo e capaz de atender às demandas do mercado de maneira eficaz e produtiva.

Não está certo por onde começar a procurar pelo emprego certo ou o trabalho freelance que irá complementar sua carreira? Faça uma pesquisa na ferramenta de busca da Adzuna e encontre a peça que falta na sua vida profissional!

Texto escrito em parceria com Adzuna.