Carregando..

Ah, o carnaval! Época de sorrisos, de encontrar os amigos, de muito confete e de se fantasiar do que desejar, para aumentar a diversão durante a folia. Por aí, você já começou a pensar no que vai usar? A gente quer ajudar! E, por isso, em nosso tutorial de hoje, vamos aprender a fazer uma linda tiara florida. Bem simples, mas que dá aquele toque super carnavalesco ao look.

Vamos lá?

Para fazer a nossa tiara florida, nós vamos precisar de:

– 5 flores de tecido (escolhi rosas, mas você pode escolher a sua flor preferida ou aquela que encontrar para comprar);

– flores menores para preencher (aquelas usadas em algumas embalagens de presente, sabe? Onde comprei, chamaram de “buquêzinho”);

– EVA na cor verde, para se assemelhar às folhas das flores;

– cola para tecido (ou cola quente) – usei aqui uma cola branca, própria para tecido, que já tinha em casa e funcionou super bem, ficou bem preso;

– cola glitter na cor preferida (comprei dourado, para combinar com o amarelo das flores);

– um arco para cabelos bem fininho;

– tesoura, lápis de escrever.

Vamos começar?

Passo 1 – Base

Além do arco, nossa tiara florida precisa de uma base. E é então que usamos o EVA. Corte um retângulo de mais ou menos 16 cm de altura e 10 cm de largura. Essas medidas podem se alterar, dependendo do tamanho das flores que decidir usar. Minha dica é: posicione as flores no EVA, da forma exata que deseja que elas fiquem no arranjo. Assim, há mais precisão nas medidas.

Nas extremidades do retângulo, desenhe pequenos triângulos, um em cada lado, totalizando quatro. Depois, corte as beiradas (os triângulos) de forma que o EVA ganhe o formato abaixo:

Passo 2 – As flores

Com a cola para tecido ou a cola quente, distribua as flores pelo EVA, de forma que não fiquem muitos espaços.

Nesses espaços que sobrarem, que serão poucos, vamos colocar mais adiante, as flores menores, aquelas do “buquezinho” que falei ali em cima e que fotografei aqui embaixo:

Viu como as flores maiores ocuparam quase todo o EVA, ficando poucos espaços vazios?

Espere secar a cola, antes de seguir para os próximos passos.

Passo 3 – Um pouco de brilho

Agora, com a cola seca, vamos dar brilho à nossa tiara florida. Com a cola glitter, vá decorando as pétalas das flores, como desejar.

Para ficar um brilho mais discreto e não esconder o amarelo das rosas, fui aplicando o glitter nas extremidades das pétalas. Veja abaixo:

Repita o procedimento em todas as flores. Não precisa ser igualzinho não, viu? Cada uma fica de um jeito, e isso é o mais divertido. Olha aqui embaixo como ficaram as minhas rosas:

Passo 4 – Finalizando o arranjo

Com a cola glitter bem seca, vamos preencher os espaços verdinhos com as flores menores (aquelas que falei ali no passo 2). Repara, aqui na foto abaixo, que elas possuem o cabinho em forma de arame. Isso nos ajuda muito! Acontece que elas são difíceis de colar (fiz vários testes, com colas para tecido e até a cola quente). Então, vamos usar esse arame a nosso favor.

Como o EVA é bem macio e fácil de furar, vamos “espetar” as flores menores no próprio EVA, bem nos espaços vagos da nossa base.

O bacana desse processo, é ir aplicando essas flores menores da forma que você achar mais bacana, mais harmonioso. É bem divertido encaixar as flores e perceber que, a partir delas, nossa tiara florida já ganha até outra forma, mas encorpada. Olha só, na foto que tirei:

Passo 5 – Último passo

Agora, é hora de colar nosso arranjo no arco para cabelo. Use cola quente ou fita dupla face para colar o EVA no arco. Você pode escolher: se prefere aplicar na lateral do arco ou no centro. Aqui, escolhi a lateral, porque achei que ficou mais bonito.

Importante: lembra dos arames das flores menores? Eles podem ser enrolados no próprio arco para cabelo, ou amarrados entre si, no verso do EVA. Só tome cuidado para que as pontinhas não fiquem aparentes e espetem a cabeça, ok?

Pronto! Está pronta nossa tiara florida para brilhar no carnaval. Ah! Se quiser, aplique também algumas lantejoulas no arco para cabelo ou até mesmo entre as flores. Não fiz isso aqui porque achei que ficou tudo bem preenchidinho e também queria que desse a impressão de que as flores estão presas no cabelo, já que o arco é bem fino, e quase não dá para percebe-lo.

E aí, gostou da nossa tiara florida? Espero que ela desperte por aí a criatividade, para que surjam novos acessórios e o carnaval seja só sucesso, alegria e, claro, muito confete e serpentina.

Até a próxima!

Texto e fotos por Débora Gomes.