Carregando..

Se você embarcou na onda da fotografia e está querendo testar seu lado profissional, saiba que não é impossível ter um estúdio fotográfico em casa. Um quarto ou um espaço na garagem são suficientes para dar vida ao seu laboratório!

Veja os equipamentos não podem faltar em um bom estúdio.

– Pano de fundo
Você precisará de um suporte para encaixar os panos de fundo, que podem ser comprados em diferentes tamanhos e cores. Se quiser improvisar, pedaços de tecido ou lençóis são uma boa alternativa. O veludo preto é um coringa! Ele absorve bem a luz e dá um fundo especial às fotos. O importante é fugir de clichês. As opções mais simples podem ser perfeitas para boas imagens.

Estúdio fotográfico, fotografia para redes sociais, fotografia para instagram, curso de fotografia

– Luz
A luz é uma das partes mais caras na hora de montar um estúdio. Você vai precisar de um refletor e de um flash, que aumenta a qualidade e te dá mais possibilidades. Entre a sombrinha e o softbox, não há uma resposta certa. Os dois filtram a luz e a tornam mais leve quando atinge o objeto. A sombrinha é mais barata e versátil. Já o softbox custa mais, mas permite melhor foco e controle da luz em pequenos cenários. Em geral, fotógrafos profissionais têm um de cada.

– Câmera em ação
Você vai ter que conectar sua câmera às luzes do estúdio, o que pode ser feito por um cabo de sincronismo ou disparadores sem fio.

– Tela para edição
A pós-produção é tão importante quanto o momento da captação. Boas fotos podem acabar ruins caso você as edite em um monitor que não é próprio para isso. A tela IPS (in-plane switching) é a mais recomendada: você vê a mesma imagem de todos os ângulos. A resolução Full HD tem melhor visualização da foto e é própria para trabalhar com programas da Adobe. Também é importante que o monitor esteja na taxa de contraste 1000:1.

Com apenas esses quatro equipamentos, você já consegue bons cliques. E aí, está pronta para descobrir seu lado fotógrafa?

Conheça também o nosso curso online de fotografia para Instagram. Clique aqui e saiba mais.

Quer aprofundar os conhecimentos de fotografia? Veja dicas imperdíveis, referências inspiradoras e aplicativos poderosos no nosso e-book grátis.

e-book de fotografia