Carregando..

Só de pensar em entrar num avião você já começa a imaginar situações catastróficas? Na decolagem, sua mão treme, seu corpo sua e a cabeça fica zonza? Enquanto isso, você olha ao redor e deseja estar serena como as pessoas nas outras poltronas? Não se engane. Muita gente morre de medo de ficar nas alturas!

Estudos mostram que apenas 2% dos passageiros permanecem calmos durante o voo. Ou seja, quase todos os seres humanos têm medo de avião, o que piora em casos de turbulência e mau tempo.

Mas, a maioria não deixa de conhecer o mundo por isso. Apertam os cintos e passam por aquele momento de terror para se encantar com destinos incríveis algumas horas depois.

Então, nada de desistir de sua viagem por isso! Veja como diminuir esse medo e encarar o avião.

1 – Vá na raiz do seu medo

Psicólogos tratam esse problema como um medo irreal. E é verdade! Durante os últimos anos, quantos aviões comerciais caíram? Você deve se lembrar de todos, pois são poucos. Logo, raciocine sobre seu medo. Ele tem algum fundamento real? Ou você está nervosa porque está saindo da zona de conforto?

2 – Conheça o avião

Pesquise sobre o meio de transporte. Vá atrás de informações sobre o funcionamento de uma aeronave: você descobrirá que, para haver uma queda, muitos erros devem acontecer juntos, o que é bem improvável. Além disso, cada sistema do avião tem outro igual para substitui-lo, como um estepe do carro.

medo de andar de avião

3 – Não dê bola para a ansiedade

Os sintomas do pânico aparecem porque sua mente percebe algum perigo. Mas, é sempre bom lembrar que esses sintomas são passageiros e não podem te causar nenhum mal maior, além do desconforto. Então, não se concentre na mão suada ou na perna tremendo. Distraia sua cabeça vendo um filme, ouvindo música ou lendo uma revista.

4 – Evite janelas

Lá de cima, o mundo fica bem pequeno, o que dá noção de quanto o avião está longe do chão. Se isso te incomoda, compre assentos no corredor, de onde não é possível ter uma visão muito boa lá de fora. Caso não seja possível, mantenha as janelas bem fechadas.

medo de andar de avião5 – Dispense a bebida alcóolica

À primeira vista, beber um vinho ou uma cerveja parece uma boa ideia para relaxar e dar uma chega pra lá no medo. Acontece que o álcool tem seus efeitos aumentados no organismo por causa da pressão do avião. Isso pode te deixar mais exaltada e piorar o desconforto com o voo, o contrário do que você deseja: uma viagem bem tranquila.