Carregando..

Uma das etapas mais importantes na produção de uma peça de roupas é a modelagem, ela refere-se à técnica pela qual há a interpretação do desenho ou da ideia da peça e sua transformação em molde. Nessa parte são consideradas questões como ergonomia, caimento dos tecidos e vestibilidade (potencial da roupa de adequar-se ao corpo, deixando-o livre e confortável para o movimento).

Existem diversos métodos de técnicas de modelagem e você pode escolher o que melhor se adaptar ao processo. Conheça a base dos principais: 

Modelagem plana

A modelagem bidimensional ou modelagem plana é caracterizada pela utilização de medidas e regras matemáticas. Através dos desenhos geométricos é possível fazer diagramas no papel que se baseiam nas medidas do corpo humano. Esse método pode ser dividido em modelagem plana manual – produzido em papel, e modelagem computadorizada. 

A modelagem plana é largamente utilizada na indústria, em situações que exigem a produção em larga escala. Nessas situações, há a produção dos moldes com base em tabelas padronizadas.

Modelagem tridimensional 

 Na modelagem tridimensional ou moulage há a utilização do corpo ou de manequins, o que permite um trabalho mais efetivo, já que utiliza das medidas e curvas corporais (três dimensões) – diferente da modelagem bidimensional que não retrata a profundidade. Esse tipo de modelagem prioriza o caimento perfeito da peça em um corpo específico. Normalmente, a Moulage é utilizada em ateliers, onde não há produção em larga escala e as peças são feitas com maior exclusividade.

Apesar disso, esse tipo de modelagem também pode ser utilizada na indústria e nesse caso após ser aprovada, ela passa para o plano bidimensional. A escolha do tipo de modelagem a ser utilizado no processo de produção é feita pela modelista.

Em ambos os métodos existem dois tipos de moldes, os simétricos e os assimétricos. A diferença entre eles é a utilização dos lados. Os moldes simétricos permitem a utilização tanto do lado direito quanto do lado esquerdo do corpo humano. Um exemplo de molde simétrico é o molde de uma calça feminina. Já os moldes assimétricos são aqueles em que um lado difere do outro, e são necessários moldes diferentes para cada lado do corpo. 

técnicas de modelagem

Qual delas é a melhor?

É difícil falar sobre uma técnica de modelagem ser melhor que a outra, você deve escolher aquela que melhor se adaptar e que irá suprir as suas necessidades. 

Por exemplo, se você planeja costurar para clientes específicos ou até somente para amigos e família, pode ser mais interessante usar a moulage, já que ela permite criar um caimento melhor e mais exclusivo nas peças. Já se você pretende abrir uma confecção para costura em maior escala, e precisa de produtos em diversos tamanhos e modelos, talvez a modelagem plana seja a melhor opção e vai te permitir criar mais peças em menos tempo e maior padronização. 

Gostou de saber mais sobre técnicas de modelagem? Em breve, a Casa Beta irá lançar o curso de Corte e Costura, assine o Clube Criativo e assista todos os nossos cursos!