Carregando..

Mesmo em grandes cidades, quando os vizinhos nem sempre se conhecem, você não deixa de viver em uma comunidade que, com certeza, está cheia de problemas. E não precisamos esperar o poder público agir para que alguns aspectos melhorem.

Você pode ajudar a mudar isso agora. Atitudes simples e práticas podem transformar sua comunidade! Veja algumas ideias que separamos:

Não vire o olho, ajude as pessoas
Viu uma grávida com dificuldades de carregar sacolas de compras? Um senhor idoso não está conseguindo subir o morro sozinho? Alguém está perdido? Em situações simples do dia a dia, você pode se tornar útil! Ofereça ajuda em vez de virar a cabeça e seguir no seu caminho.

Apoie a economia local
Outra forma interessante de fortalecer sua comunidade é comprando de empresas locais. Em vez de ir à rede de supermercados mais famosa, que tal comprar verdura na feira de domingo? Gostou de uma calça na loja da esquina? Melhor comprar lá do que numa loja de departamentos do shopping. Mudanças no seu comportamento como consumidora podem alavancar a economia local.

Recicle
Não são poucas as cidades com aterros sanitários lotados, recebendo material acima da capacidade. Além disso, quanto mais lixo, mais poluição. Para evitar danos ao meio ambiente local, que tal se esforçar um pouco na hora de separar o lixo e reciclar? O lixo orgânico pode ser usado na compostagem, servindo de adubo para jardins na sua comunidade.

comunidade

Economize água e luz
Esses dois recursos não estão dando bobeira por aí. Se as pessoas exageram, eles podem ficar escassos ,trazendo conseqüências para sua cidade. Então, nada de banhos longos ou lâmpada acesa sem necessidade. Desligue o computador quando não estiver usando e tampe os vazamentos.

Doe seu tempo
Com certeza, tem muita gente precisando de um auxílio. Se você tem algum tempo sobrando, ser voluntária numa ONG ou num centro comunitário é uma opção. Fazer companhia para idosos no asilo, ler para cegos na biblioteca pública, arrecadar alimentos para distribuição de cestas básicas. Tente se aproximar de um trabalho com o qual você se identifica ou admira.

comunidade

Ajude a manter a vizinhança limpa
Viu lixo no chão? Não passe por cima! Para a vizinhança ganhar ares agradáveis, todos têm que fazer sua parte. Então, cate o lixo e descarte corretamente. Se o volume for grande demais, recrute pessoas que querem ajudar e mãos à obra!

Dirija com cuidado
Os pedestres são as principais vítimas nos bairros. Se você reduzir um pouco a velocidade média, já ajuda. Em 2011, um estudo do AAA mostrou que as chances de uma pessoa morrer caem bastante se o carro estiver a 40 km/h ou menos. Que tal tirar o pé do acelerador?