Carregando..

A pintura em porcelana é uma técnica incrível que deixa suas peças mais bonitas e também pode servir de presentes especiais e personalizados, mas você sabia que após a pintura é muito importante que a peça seja queimada? É comum que surjam muitas dúvidas, por isso hoje vamos te ajudar a entender sobre esse processo da queima de porcelana!

  • Por que é importante queimar a peça após a pintura?

É essa queima que faz com que a tinta se funda no esmalte da peça, evitando que ela saia a medida que a peça é lavada. Como essa tinta é tóxica, é importantíssimo essa etapa a fim da utilização da mesma de maneira utilitária. Além de conferir maior durabilidade para a pintura, qualidade e brilho.

  • Como deve ser feita essa queima?

A pintura em porcelana clássica exige uma queima de 720ºC a 860ºC e deve ser feita em fornos específicos.

  • Quais as características especiais desse tipo de forno específico?

Os fornos para queima de porcelana são elétricos e podem chegar a até 900ºC, eles possuem isolamento térmico e devem ser ligados em locais adaptados para esse tipo de equipamento. Geralmente eles são 220v ou possuem ligação trifásica.

Veja também: Qual a diferença entre porcelana e cerâmica?

  • Onde conseguir um forno para a queima?

Normalmente grandes cidades possuem ateliers e lojas de cerâmica que disponibilizam o forno para queima com valores por peças, quilo ou fornada. Em São Paulo, por exemplo, a Scrin Porcelanas  oferece esse tipo de serviço. Além disso, também existem fábricas brasileiras que produzem esse tipo de forno para a venda, como a Jung e a Stecno e também uma variedade de marcas importadas.

  • Há alguma solução alternativa caso não encontre esse forno em específico?

A peça com pintura em porcelana clássica sem esse tipo de queima não é segura para a utilização no dia-a-dia. As técnicas de pintura em porcelana que usam a queima em forno caseiro são técnicas de artesanato para peças usadas apenas de forma decorativa.

  • Existe outra tinta que não precise da queima?

Não, a tinta da pintura em porcelana do método tradicional é em pó e precisa ser misturada com um solvente utilizando as medidas corretas e após a secagem precisa ser queimada. Somente assim ela gera os efeitos ideais na peça.

Veja também: Loja online de tintas em pó para porcelana

E aí, tirou todas as suas dúvidas?

Que tal assistir nosso curso de Pintura em Porcelana e aprender como criar peças incríveis usando essa técnica?

Texto com a colaboração de Thaís Mor