Carregando..

Você sempre se pergunta como ama ler, mas tem uma pilha de livros parada na estante? Se sente mal com isso? Aparentemente, muita gente compartilha desse sentimento e coloca culpa nas novas tecnologias! Afinal de contas, quantos livros você leu em 2018?

Será que o tempo gasto entre feeds de notícia das redes sociais, celular e Netflix acabou com o prazer da leitura? Parece que não. Se as pessoas estão se queixando da dificuldade em se concentrar, isso quer dizer que elas querem retomar o hábito!

Tá, você não precisa virar uma Agatha Christie e devorar 200 livros por ano. Mas, pode superar, e muito, a média de leitura por pessoa no Brasil: cerca 5 livros por ano. Como fazer isso? Como voltar a desfrutar o prazer de uma boa escrita?

Não existe um caminho correto. Cada um encontra formas de encaixar os livros de volta na rotina. Mas, nós separamos 8 dicas que podem te ajudar.

quantos livros você leu

1 -Primeiramente, saiba que você tem tempo livre
Na era do virtual, o tempo passa mais rápido, num piscar de olhos. Você abre o app do Instagram para ver algumas fotos e, quando percebe, já está lá há uma hora. Mas, também tem aquele momento que os minutos não passam: a ida para o trabalho no ônibus, por exemplo. Se você reparar bem, há muitos momentos do dia em que você fica livre e que podem ser usados para abrir um livro e ler algumas páginas.

2 -Separe alguns minutos por dia para leitura
Depois de entender em quais horas do dia você está livre, crie uma rotina: sempre ler naquele horário. Pode ser no transporte público, na espera da aula na academia, no horário de almoço do trabalho ou antes de dormir. Escolha o momento que mais te agrada.

3 -Crie metas
Quando conseguir estabelecer esse hábito diário, determine quantos livros você quer ler por ano. Uma boa estratégia é começar com um por mês. A meta é possível e permite que você se sinta encorajada a continuar. Nada de metas mirabolantes. Elas só vão diminuir o prazer da leitura.

quantos livros você leu

4 -Não faça disso uma batalha entre o livro e a Netflix
E vai ter aquele dia que você quer muito ler o livro, mas também está louca para saber o desenrolar de uma série ou para assistir a um filme. Não existe decisão correta. Você pode dividir o tempo. Em vez de ver 4 episódios da série, termine dois e parta para a leitura de dois capítulos.

5 -Leia o livro antes de ver o filme
E se um filme é baseado num livro? Nada melhor! Se programe para ler a obra antes de ir ao cinema conferir a adaptação.

6 -Desconecte
Realmente, o tempo da leitura é diferente do uso das tecnologias. Por isso, para não cair na tentação de se perder pelas novidades nas redes sociais ou numa conversa no WhatsApp, coloque o celular no silencioso ou desative as notificações. Dê atenção para o livro.

7 -Compartilhe sua experiência
Sabe aquela colega de trabalho que também adora um livro? Ou sua amiga que não vive sem ler? Conversar com alguém empolga e torna o processo mais divertido. Vocês podem combinar de ler a mesma obra e, depois, saírem para um café e comentar sobre as impressões de cada uma.

8 -Se não está gostando, não se force a ler um livro
Muitas vezes, a leitura fica chata porque a história não te agradou. Por que perder tempo com aquilo que você não está gostando? Não tenha medo de desistir daquele livro e partir para outro, que pode te levar a conhecer histórias muito mais fascinantes!

Já conhece os cursos criativos da Casa Beta? Saia da frente do celular e aprenda um novo hobby. Clique aqui e conheça!