Carregando..

Todos os dias, você se sente igual ao coelho de Alice no País das Maravilhas? Sempre está atrasada para seus compromissos, até mesmo àqueles que não deseja perder de jeito nenhum? Você não está sozinha! Pesquisas revelam que, de cada cinco pessoas, uma tem problemas em ser pontual.

Muita gente pode achar que você não está nem aí, mas a verdade é que você simplesmente não consegue. Não importa quantos alarmes e lembretes estão no celular, sair de casa com antecedência não é seu forte! Perder um voo ou chegar atrasada num casamento, definitivamente, não estava nos seus planos.

Por que sou assim?

Um estudo de psicólogos na Universidade de Washington, em 2016, mostrou que algumas pessoas são melhores que outras em calcular o tempo. Os atrasados tendem a ser ruins nisso: pensam que apenas cinco minutos se passaram, mas já se foram muito mais.

Alguns psicanalistas creem que o problema ataca quem tem tendências autodestrutivas: um ciclo de estar sempre atrasado e se culpar por isso. Outros especialistas defendem que se trata de apenas falta de disciplina.

E ainda tem aquela outra possibilidade: pode ser da sua personalidade. Por que ficar esperando alguém chegar? Sem falar no costume cultural de eventos nunca começarem no horário que estão marcados.

O que eu perco além de chegar atrasada?

Os efeitos podem ser piores do que a gente imagina. Se você acha que deixar de pagar a conta no dia certo ou entregar uma tarefa do trabalho depois do esperado são atitudes inofensivas, está na hora de repensar isso aí.

Não estar com tudo em dia pode fazer mal à saúde. Quando você não sabe se conseguirá entregar algo a tempo ou chegar no horário certo, a ansiedade pode te dominar. Mesmo que também gere adrenalina, sensação que os atrasados adoram, os efeitos da apreensão são bem mais perigosos: insônia, baixa imunidade e diabetes são apenas alguns dos possíveis problemas.

É possível mudar?

A resposta é muito positiva! Sim. Se você se esforçar, pode mudar esse hábito e deixar para trás o estigma de atrasada da turma.

Uma boa dica é fazer uma lista das obrigações do dia com o tempo que você leva para realizar cada uma. Vá riscando as tarefas à medida que conseguir terminá-las. Isso ajuda a compreender o passar do tempo e a planejar melhor como usá-lo.

Aliás, deixar tudo organizado e programado pode te dar melhor qualidade de vida. Aproveite alarmes e calendários para criar uma rotina mais tranquila.

Viu como não é tão difícil? Comece aos poucos, mudando seus hábitos, e logo será a rainha da pontualidade!

Quer começar a organizar melhor a sua rotina e ter mais tempo para os seus hobbies? Então conheça o curso de planejamento de rotina. Clique aqui e saiba mais.