Carregando..

Já pensou em driblar o trânsito e não perder mais horas e horas dentro do carro ou do ônibus? Pedalar com segurança pela cidade pode ser uma experiência diferente, nem que seja por um dia. Você vai chegar mais disposta para um bom dia de trabalho!

Andar de bicicleta também é bom pra saúde física e mental. Ajuda na respiração, na circulação sanguínea e diminui o risco de infarto. E você ainda vai contribuir para a natureza, emitindo menos gases poluentes, e economizar a grana do combustível!

Acho que você não precisa de mais motivos, né? Veja algumas dicas para pedalar com segurança tranquila por aí.

Pedalar com segurança

Invista na iluminação
A bicicleta tem luzes que evitam riscos. Além dos refletivos, obrigatórios por lei e já acoplados, é bom usar luz branca na frente e vermelha atrás. Assim, você será vista por motoristas de longe. A luz deve ser piscante para que você se destaque com segurança!

Capacete, luvas e óculos a postos!
O capacete é um item indispensável. Especialmente para quem está começando e não tem muito equilíbrio em situações de risco. Caso aconteça algo com você, ele vai impedir lesões na sua cabeça, como traumatismo craniano. As luvas também são recomendadas por evitar irritações na pele e feridas na mão em caso de queda. Já os óculos protegem a visão da poeira e de partículas trazidas pelo vento.  

Cuidado com os carros parados
Muitos ciclistas se preocupam tanto com o tráfego que se esquecem dos carros parados! Às vezes, os motoristas olham no retrovisor e não veem a magrela, saindo da vaga sem perceber o risco. Também há aqueles que abrem a porta do veículo sem atenção e podem te atingir. O melhor é ficar a uma distância de pelo menos um metro dos carros parados.

Pedalar com segurança

Nada de contramão
Lembre-se de andar pela direita! Essa pista é a mais segura, pois é destinada aos carros em menor velocidade. E não ande na contramão. Pedale na mesma direção dos automóveis, como diz o Código de Trânsito.

Sinalize para pedalar com segurança
Os motoristas precisam saber o que você está prestes a fazer. Então, sempre sinalize com sinais de mão. Avise se for virar à direita ou à esquerda, peça e dê passagem. E não faça nada antes de ter certeza de que o motorista vai esperar.

Opte pela rota mais segura
Mesmo que o trecho pela avenida seja rápido, sempre escolha a rota segura. Ruas menores são as mais indicadas! Fuja de vias de alta velocidade. Os caminhos calmos costumam ser mais agradáveis para quem pedala.

Sempre antecipe os movimentos dos motoristas
Hora ou outra, você vai esbarrar com motoristas irresponsáveis. Por isso, fique de olho no retrovisor para ter certeza de que não vem um carro em alta velocidade. E, claro, evite ultrapassar pela direita.