Carregando..

Na hora de costurar uma peça, uma das primeiras preocupações da artista é escolher o melhor tecido para cada necessidade. Muitas vezes, não nos damos conta de que os tecidos das nossas roupas podem contribuir para o nosso bem estar em diferentes situações. 

E com a proximidade da época do ano mais quente de todas, fica grande a vontade de peças leves, versáteis e que não aparentam a transpiração. Pensando nisso, separamos os melhores tecidos para roupas de verão, para você começar a desenvolver suas criações esse diferencial: 

Tipos de tecido

Na hora de comprar um tecido para criar uma peça é importante conferir a etiqueta de composição do mesmo. Esse passo é fundamental, já que alguns tecidos sintéticos – como o poliéster e o acrílico, impedem nossa transpiração e facilitam a proliferação do mau cheiro, por isso, dê preferência às fibras naturais – algodão, seda,etc ou aos tecidos mistos (com maior porcentagem de fibras naturais do que sintéticas!)

  • Algodão 

Além de encontrar peças 100% algodão, esse material também serve como matéria-prima de outros tipos de tecidos. Ele é ótimo pois permite a transpiração da pele, criando aquela sensação de frescor e evitando a proliferação de bactérias. Além disso, o algodão é uma ótima opção para pessoas muito alérgicas, já que é um material natural e vegetal. 

  • Seda

Assim como o algodão, a seda também pode servir de base para outros tecidos. Ela detém as mesmas características do algodão, que os fazem serem ideias para o verão, além de um caimento acetinado e charmoso, perfeito para peças mais finas. Porém o preço desse material pode dificultar o acesso, sendo assim, uma dica é apostar nos tecidos mistos ou tecidos de algodão com acabamentos parecidos (como cambraia acetinada e tricoline acetinada!).

tecidos para roupas de verão

  • Linho 

Feito a partir da planta de mesmo nome, o linho também é uma ótima opção para o calor. Essa fibra natural tem um toque rústico, amarrota com facilidade e pode ser usada nas mais diversas peças. O tecido misto, feito com viscose e linho é outra ótima opção, já que amassa menos, é mais barato e também freso. 

  • Viscose 

Diferente das opções anteriores, a viscose é uma fibra artificial mas usa a celulose como base. Os tecidos de viscose são muito leves, frescos e fluídos, perfeitos para vestidos e blusas. Porém,a principal desvantagem desse tecido é que encolhe e amarrota facilmente.

  • Laise 

O laise é um tecido de algodão romântico e fofo, que pode ser aplicado em uma diversidade de peças. Os “furinhos” dos bordados ajudam na transpiração e na leveza da peça, porém é importante ficar atenta na hora de escolher o tecido para forrar a peça – caso seja necessário, para não perder essa característica. 

tecidos para roupas de verão

  • Lã Fria 

Por incrível que pareça a lã fria é 100% lã mas extremamente adequada para climas quentes e perfeita para variações térmicas – uma boa ideia para quem fica o dia todo fora e presencia grandes mudanças de temperatura. O tecido é composto de fios de lã finíssimos, o que o torna leve e confortável. Aqui vale a atenção: alguns fabricantes misturam esse material com fibras de poliéster, o que torna a peça menos arejada.

tecidos para roupas de verão

Gostou das dicas de tecidos para roupas de verão? Assine o Clube Criativo e confira em primeira mão o lançamento do curso de Corte e Costura e coloque em prática todo o seu novo aprendizado!