Carregando..

“Com linha e agulha, de dentro para fora, imaginamos a vida e vamos preenchendo o tempo com alma”. Assim, despretensiosamente, em 2013, seis jovens iniciaram um movimento de bordado contemporâneo que, hoje, já toma conta do Brasil.

A frase é a primeira do Manifesto do Clube do Bordado, que tem encontros semanais há cinco anos. Um coletivo que usa técnicas manuais como formas de autoconhecimento e investimento na criatividade.

Se antes o bordado era coisa de cartilha de bons costumes femininos, nos dias atuais ele ganhou novos sentidos. Não é mais sinônimo de mulher prendada ou falta de erudição. Pelo contrário, no século 21, bordar voltou ao nosso vocabulário como forma de valorizar o manual, o íntimo, o exclusivo que há em cada uma de nós.

bordado contemporâneo

(Via: CLUBEDOBORDADO)

As meninas de São Paulo que passaram a marcar na agenda reuniões do Clube do Bordado perceberam que os benefícios vão muito além das peças construídas com fio e agulha. Começaram a se abrir, questionar e olhar para o mundo de novas formas, o que é indispensável para virar a chavinha da criatividade!

Se você está procurando uma nova forma de usar mãos, além de dar likes e mudar o canal da TV, o bordado pode ser uma ótima escolha. Um jeito de criar arte e descobrir mais sobre si. É nesse ponto que o kit corte e costura ganha seu novo status cool e descolado.

São vários os exemplos de quem se descobriu nessa técnica. A norte-americana Sarah K. Benning deu uma chance ao bordado em 2013. Hoje, publica no Instagram seu trabalho, quadros preenchidos com imagens bordadas delicadamente, que chegam a ser vendidos por US$ 400.

bordado contemporâneo

(Via: Sarah K. Benning)

Já a britânica Emillie Ferris, especialista em ilustração de animais, vende projetos sob medida a R$ 1 mil. Outra inspiração é a brasileira Yasmine Paranaguá, que fez um curso numa tradicional maison de bordado, na França, e vende muitas encomendas.

Para essas meninas, o bordado foi além do hobby e virou profissão. Mesmo que você esteja procurando por apenas uma distração para colocar a mão na massa, vale a pena. Além de uma cabeça mais leve e criativa, sempre terá lindas peças em casa!

Quer aprender a bordar em um curso online? Conheça o Curso de Bordado da Casa Beta. Clique aqui e saiba mais.

curso de bordado