Carregando..

O macramê – do árabe makrama “guardanapo” ou “toalha”, é uma técnica de tecelagem manual que consiste no uso de nós originalmente usada para criar franjas e barrados em lençois, cortinas toalhas etc. Atualmente, tem ganhado espaço em diversos lugares, como itens decorativos e até em peças de roupas. Mas você já parou pra pensar o que é macramê, a origem e em algumas curiosidades sobre essa arte?

Um pouco da história

A história dessa técnica é mais antiga do que podemos imaginar, ela remonta ao século XIII e aparece nas esculturas dos babilônios e assírios. Essa arte foi difundida mundialmente pelos navegantes que criavam as peças a bordo durante as longas viagens e faziam escambos e/ou as vendiam em suas paradas pelos portos. Assim, diversas regiões conheceram a técnica. 

O macramê é marcado por épocas de apogeu e de esquecimento: no século XIX na Inglaterra, era um passatempo para as donas de casa e foi muitas vezes incluído nos livros de instrução para as esposas obedientes e filhas como uma ferramenta para embelezar suas casas. Na década de 1960, o macramê tornou-se uma técnica de arte e artesanato popular nos Estados Unidos e Europa. Mas a técnica atingiu seu apogeu na década de 70 quando a revista “Vogue” publicou um livro sobre o assunto, elevando-o à categoria de “modern-chic”. No início dos anos 70 haviam poucas casas no Reino Unido e dos EUA que não tinham um adereço em macramê em algum lugar.

Curiosidades 

O macramê é uma arte totalmente manual. As amarrações são feitas apenas com as mãos, são os nós que criam a trama e até mesmo desenhos geométricos. A única ferramenta utilizada são agulhas de crochê para colocar franjas ou algum manuseio mais preciso dos fios.

Um dos pontos mais interessantes é a infinidade de peças que podem ser originadas do macramê. Desde peças de home decor como colchas, painéis e luminárias até acessórios como brincos e colares e peças de roupas como vestidos e saias. Tudo depende da habilidade e prática de quem pratica, e da criatividade.

As formas mais populares do macramê são o ponto “festonê” e o ponto “nó duplo”. No primeiro ponto dois fios são usados, um esticado e o outro o enlaça formando nós. Já no ponto “nó duplo”: três fios são usados, um esticado no meio e os outros dois enlaçam formando nós.

Aplicações

Veja algumas peças feitas de macramê e conheça as infinitas possibilidades da técnica: 

macramê

Imagem: Blog Elo7

macramê

Imagem: Circulo.com

macramê

Imagem: Alibaba

Gostou de entender um pouco mais sobre o macramê? Assine agora o Clube Criativo e fique por dentro dos novos cursos!