Carregando..

Começar um desenho e perceber que falta algum material pode acabar com um delicioso  processo criativo, por isso listamos os 5 materiais que você deve ter na hora de desenhar!

  • Papel 

O papel é o item mais básico do material para desenho e deve ser escolhido de acordo com as características da arte que você quer produzir. Por exemplo, para que um  desenho dure muitos anos é importante escolher um papel que seja livre de ácido. 

Existem também papéis com texturas e gramaturas especiais que podem ser adquiridos para desenhos com finalidade diferentes. Por exemplo, um desenho em aquarela requer um papel mais grosso que não enrugue em contato com a água da técnica utilizada. O importante é entender qual o papel vai se comportar melhor com a técnica, a finalidade e também claro, a preferência do desenhista. 

  •  Lápis 

O lápis do desenho pode ser o diferencial no resultado final. Diversas marcas tem diferenças entre elas, como o grafite e a durabilidade, entre as mais indicadas para desenhistas estão: 

  • Faber Castell 
  • Caran’Dache
  • Creta Colors 

Os lápis também diferem entre si na graduação e na rigidez. Os números dos lápis correspondem à intensidade de um atributo, o mais duro é o 6H e o mais macio o 6B. 

H – representa hardness (dureza) 

B- representa blackness (negritude) 

F- representa fine (fino) 

HB – representa o limiar entre o H e o B, caracteriza o lápis comum para escrita

materiais que você deve ter na hora de desenhar

  •  Borracha

A borracha ajuda na hora de consertar erros e ajustar detalhes no desenho e a dica principal é evitar borrachas coloridas, como rosa e verde, elas podem manchar o seu trabalho. 

A caneta borracha tem um custa um pouco mais elevado, mas pode ser uma grande aliada para ajustes de precisão e desenhos pequenos e detalhados, pois elas tem um ponta fina que facilita na hora de apagar. 

  •  Estilete

O apontado pode parecer mais prático e rápido, contudo ele danifica o interior do lápis, então o estilete é a melhor opção para desenhistas que tem lápis preferidos e especiais. O tamanho do estilete não interfere no resultado final, ele só depende da preferência de quem vai manusear a ferramenta. 

  •  Caneta Técnica (Nanquim) 

Leia também: Pintura com nanquim: como finalizar seu trabalho 

A caneta nanquim é ótima para finalizar o desenho e acentuar os detalhes. Além disso, ela é ótima para utilizar com aquarela já que é a prova d’agua e não corre o risco de borrar. 

Na hora de comprar a caneta técnica é importante observar o tipo de finalização que você quer para o desenho, mais fino ou mais grosso, assim você pode escolher a ponta adequada da caneta, de acordo com a numeração (como um grafite). 

Imagem: Papelaria Vestibulando

Gostou das dicas de materiais que você deve ter na hora de desenhar? Que tal começar agora mesmo a desenhar? Conheça o nosso curso de desenhos para iniciantes e aventure-se nessa técnica!