Carregando..

Sabemos bem que alguns detalhes fazem toda a diferença. Até para as palavras: elas ganham ainda mais força e beleza, dependendo da forma com que são escritas. É por isso que, no nosso tutorial de hoje, trazemos uma ideia de lettering simples, feito com nanquim e aquarela, que chamamos de “chuva de amor”. Para colocar em um lugar bem visível em casa, para que a gente se lembre que sempre é possível fazer chover amor.

Vem com a gente?

Materiais:

– papel para aquarela (aqui, uso o Canson, gramatura 300g/m²);

caneta nanquim (uso aquelas que são descartáveis, que podem ser utilizadas apenas até a carga de tinta nanquim acabar e não são reaproveitáveis. Existem as canetas nanquim que podem ser recarregadas, mas elas são beeem mais caras. Para esse lettering simples, utilizei as canetas número 0,5 e 1,0);

– lápis de escrever e borracha;

– aquarela em várias cores;

– pincel para aquarela;

– moldura/porta retrato para colocarmos o lettering depois de pronto.

Lettering simples

Passo 1 – desenhar a palavra

O lettering é essa arte bonita de desenhar letras. E, o mais legal, é sermos livres para fazê-las da forma como desejamos. Já vi alguns letterings com letra de forma, letra cursiva, e, aqui, escolhi escrever a palavra amor de uma forma bem simples, como fazia na escola quando aprendi a escrever.

Primeiro, desenhei a palavra a lápis no papel. Depois, para deixar mais harmonioso e seguir nossa ideia de lettering simples “chuva de amor”, desenhei algumas nuvens e também vários corações, à lápis, bem levinho (na foto abaixo, vai dar para perceber que ficou um traço escuro. É que, para aparecer bem na imagem para vocês verem, eu contornei o lápis com caneta preta. Mas o ideal mesmo, é que fique um traço bem leve, para ser fácil apagar depois).

Lettering simples

Passo 2 – utilizar o nanquim

Depois do desenho pronto à lápis, é hora de começar a dar forma ao nosso lettering. Com a caneta nanquim 0,5, faço o contorno de toda a palavra amor.

Lettering simples

Lettering simples

Depois, com a caneta nanquim 1,0, intensifiquei a quantidade de tinta, em algumas bordas das letras. Acho que vai dar para ver bem abaixo. Observe que ali, na primeira curvinha da letra “A”, fiz uma camada bem mais grossa com nanquim. Essa ideia dá uma impressão de mais profundidade e sombreamento na letra. Além disso, fica parecendo que a gente trabalhou bem o desenho, sabe? E não só escreveu a palavra.

Lettering simples

Vamos fazer isso em toda a palavra (na imagem de referência do passo 1, é possível até perceber que, antes de reforçar o nanquim, fiz a marcação dos pontos em que eu gostaria de intensificar o preto).

Lettering simples

Veja como ficou: intensifiquei o preto/nanquim em todas as curvas das letras.

Passo 3 – cores com aquarela

Lembra das nuvens e dos corações? Agora é a hora de usar a aquarela para dar mais cor ao nosso lettering simples. Nessa foto, até dá para ver bem clarinho o traço das nuvens e dos corações, né? Pois vamos aquarelar!

Lettering simples

Começamos pelas nuvens. Com um pouco de água, umedeça o papel, apenas no local da nuvem, antes de colocar a tinta.

Depois, pegue a cor escolhida e comece a dar cor à nuvem que molhamos com um pouquinho de água. Isso vi ajudar a dar um tom mais claro ao nosso desenho. Vá espalhando a tinta e, nas áreas em que desejar um tom mais forte, passe mais mãos de tinta.

Lettering simples

Para ter esse efeito degradê (uma parte mais escura ficando mais clara a partir do meio da nuvem) é bem simples:

– escolha uma extremidade da nuvem e deposite mais tinta nesse local;

– aos poucos, vá espalhando a tinta, com ajuda de água, para o restante da nuvem. O local onde colocamos a tinta inicialmente, deve ficar com uma quantidade maior de azul. A água vai ajudar a tinta a se dissolver no restante do desenho e dar esse efeito degradê.

Lettering simples

Para diferenciar um pouco uma nuvem da outra, deixei uma delas sem colorir, como se percebe na imagem acima. Com o pincel mais fininho, fiz apenas o contorno da nuvem, sem preenche-la por dentro. Vale lembrar que cada um tem o seu jeito de pintar, a sua forma de ver também o mesmo desenho. Por isso, aqui somos só inspiração: a criatividade é que vai conduzir todo o percurso de cores e traços.

E, agora, com as nuvens já coloridas, é o momento de pintar os corações!

Lettering simples

Para eles, utilizei também o pincel mais fininho, justamente por serem tão pequenos e para não correr o risco de manchar ou sair da linha. Fiz todos os corações no vermelho (utilizando a mesma técnica das nuvens: umedecer o papel com um pouquinho de água e vir com a tinta em seguida), mas também fica super fofo se cada coração tiver uma cor.

Lettering simples

Pronto! Está feito o nosso lettering simples. Para completar, por conta própria desenhei abaixo da palavra “amor”, uma linha curva, que coube bem para dar um suporte à palavra.

Passo 4 – moldura

Agora que nosso lettering “chuva de amor” está pronto, é só emoldurar e colocar em um cantinho especial da casa.

Lettering simples

Escolhi, como moldura, um porta-retrato verde, pra contrastar com as cores que utilizei no lettering. E já o coloquei no meu cantinho especial em casa, junto aos meus livros. 🙂

Viu? É uma forma bem simples de se familiarizar com o desenho das palavras e começar a deixar as letras mais bonitas por aí. Se desejar se aprofundar um pouco mais, conheça o nosso curso de “Introdução ao hand lettering”.

Bônus

Para quem gostou do nosso lettering chuva de amor, disponibilizamos aqui, o traço da palavra para copiar e também das nuvens. É só clicar aqui, baixar e dar a ele as cores que você desejar!

Até a próxima.

Texto e fotos por Débora Gomes.