Carregando..

Na infância, você já brincou de jogo da memória? Guardar em que local estava cada figura era, além de um exercício para testar nossos reflexos, uma grande diversão e motivo para reunir toda a família. Quanto mais cartas, melhor! Hoje em dia, no entanto, essas brincadeiras parecem ter desaparecido, né? Com as tecnologias cada vez mais avançadas e próximas da gente, é cada vez mais raro trazer essa interação com objetos reais para os pequenos, já tão acostumados a passar a maior parte do tempo em frente às telas de celulares e tablets. Por isso, nossa proposta com esse passo a passo é trazer um jogo da memória para imprimir e montar com as crianças!

Leia também: 6 maneiras de passar um tempo de qualidade com os seus filhos 

Além de resgatar as lembranças da infância, é uma chance também de estimular a criatividade das crianças, mostrar a elas possibilidades divertidas distantes do computador e também criar mais proximidade com o universo delas. É tão importante e gostoso ter esses momentos juntos, não é? Os pequenos ficam felizes e a vida dos pais também fica mais leve e feliz.

E aqui, nesse jogo da memória para imprimir, a diversão já começa logo no processo de criação das peças pra brincadeira.

Pronta para começar? Chame as crianças e mão na massa!

Pro nosso jogo da memória dos bichos, nós vamos precisar de:

Materiais

  • Cartolina ou papel cartão;
  • Desenhos impressos para compor o jogo;
  • Lápis de cor;
  • Tesoura, régua;
  • Cola branca.

Passo 1 – separando as figuras

A gente sabe que, em um jogo da memória, uma mesma figura precisa se repetir, né? É só assim que o jogo funciona: encontramos uma figura e depois o seu par. Então, por isso mesmo, é preciso duplicar a mesma imagem para que o jogo dê realmente certo.

Por exemplo: se seu jogo da memória terá um sapo, na verdade, precisaremos de dois sapos iguais, para que a brincadeira funcione.

Com as figuras separadas e depois impressas, é hora de começar a montar nosso jogo. (clique aqui para baixar o arquivo com as imagens que vamos utilizar nesse passo a passo).

Passo 2 – dando forma ao jogo

Vamos pegar as imagens impressas e colá-las em um papel mais durinho, para que criem resistência e também, para que não seja possível ver o verso das imagens durante o jogo. É importante também que o papel do verso de todos os cards tenha a mesma cor. 

Veja no nosso exemplo:

Aqui, utilizei papel cartão amarelo. O verso dele tem a cor craft e é nesse verso em que colei os bichinhos impressos em papel A4

Depois de colados e secos, vamos cortar o quadradinho com os bichinhos, todos em um mesmo tamanho. Olha como já vai tomando forma de pequenos cards para o nosso jogo.

Observe que o verso dos cards está na mesma cor e tamanho.

Para que as crianças participem do processo de confecção do nosso jogo da memória dos bichos, você pode pedir a elas para colorirem os bichinhos dos cards. Além de ser educativo (elas vão aprender mais sobre a forma de cada bichinho), elas também poderão exercitar a arte das cores. Lembre-se de dizer a elas que, bichinhos iguais, devem receber cores iguais. Assim, elas aprendem brincando!

As ovelhinhas receberam as mesmas cores para ficarem iguais em nosso jogo da memória

Você pode também, se preferir, utilizar plástico adesivo para encapar os cards. Assim eles duram mais e não sujam com facilidade.

Passo 3 – hora de embaralhar as figuras e começar a brincadeira

Essa é a melhor parte: a da brincadeira! Embaralhe todas as cartas, vire-as de forma que a parte amarela seja a única visível e tente a sorte para encontrar os pares. É diversão garantida!

Para proteger os cards e não perdê-los, coloquei todos juntos em uma caixinha que tem o tamanho ideal para acomodá-los:

Espero que tenham gostado da brincadeira e que ela leve muitos sorrisos para você e os pequenos!

Até a próxima!

Fotos por Débora Gomes