Carregando..

Mesmo quem não nasceu em meio às tecnologias, já se habituou a trabalhar o dia todo em frente ao computador. E quando chega em casa, não tem descanso da tela. O celular é companheiro fiel! Mas, são tantas suas funções que podem acabar atrapalhando nossa conexão com o mundo real. Então a nossa sugestão é fazer um social media detox!

Já reparou que as notificações tiram sua atenção da leitura de um livro, do momento em que está regando as plantas ou até de um filme? Mesmo quando o smartphone não vibra ou apita, tendemos a ficar checando, para ver se não perdemos nada.

Estudos mostram que as pessoas tendem a passar cerca de uma hora e meia por dia nas redes sociais. Às vezes, você tem vontade de se desligar desse mundo virtual e relaxar a mente, sem se preocupar com quem postou uma nova foto?

Um detox dessas mídias pode ser uma boa, mesmo que por pouco tempo, num fim de semana ou durante a viagem de férias. Em vez de ficar se preocupando com a pose perfeita na piscina, se jogue na água!

Desintoxicar faz bem

Até gente famosa aderiu à ideia de tirar um tempo para a realidade. A rainha das selfies, Kim Kardashian, que ganha cerca de U$ 300 mil por postagem, ficou alguns meses off. A atriz Emma Watson também é adepta do detox e tem uma técnica interessante: compara o uso de redes sociais no dia a dia à ingestão de calorias, prestando atenção no tempo que passa ali.

São muitos os benefícios! Primeiramente, você vai parar de se comparar com os outros, o que pode ter efeito positivo sobre sua autoestima. Sabe quando você vê todo mundo se casando e tendo filhos, e bate aquela bad?

Aliás, a sensação de competitividade diminui bastante, já que você não estará tão preocupada com quantos likes sua última postagem teve. Muita gente fica ansiosa e depressiva quando a foto não tem a repercussão esperada.

O detox também mostra que é preciso se aproximar do mundo real, conversar pessoalmente com quem está ao seu lado. Para que mandar uma mensagem no WhatsApp para sua irmã se ela está tão pertinho, no quarto ao lado? Que tal sair para passear sem se preocupar com o telefone?

Você vai viver o momento! Não tem necessidade de atualizar o status de relacionamento no Facebook assim que sair do altar! E, convenhamos, olha quanto tempo livre você vai ganhar! Não vai ter mais desculpas para não se exercitar, ler ou limpar a casa.

Não podemos nos esquecer também que entrar menos nesses espaços ajuda a proteger a privacidade, já que não haverá tanto conteúdo sobre sua vida à disposição.

Como fazer o detox?

Você por começar aos poucos, com algumas estratégias, até conseguir um detox completo por um dia! Vamos tentar?

Dê unfollow

Comece a peneirar o que e quem você segue nas redes sociais. Pense no que realmente faz diferença e comece a dar unfollow em perfis que não te acrescentam nada.

Desligue as notificações

Não quer cair na tentação? Tire as notificações das redes sociais. Não ver a tela do celular acender o tempo todo vai mudar a forma como sua mente encara essas plataformas.

Poste menos

Reduza a quantidade de posts que você faz diariamente. Se você publica toda hora, passe para algo diário. E vá diminuindo até chegar a uma postagem por semana.

Separe um tempo só para as redes sociais

Em vez de abrir os apps de 10 em 10 minutos, escolha um momento do dia para checar as redes e pronto! Reserve o restante do tempo para você. Quem sabe sair para uma caminhada ou terminar um projeto que estava enrolando porque passava horas no celular.

Gostou das dicas? Se inspire para levar uma vida mais criativa! Baixe grátis o nosso e-book ”O Segredo das Mentes Criativas’. Preencha o formulário abaixo e receba no seu e-mail.