Carregando..

Outubro se aproxima e, para muitos artistas, isso significa uma coisa: Inktober e o desafio de fazer um desenho por dia durante todo o mês. Se você ainda não conhece, ou ainda não participou, veja aqui porque você deve participar do inktober esse ano.

O que é o Inktober?

O Inktober surgiu em 2009 como projeto pessoal do ilustrador americano Jake Parker. Com o intuito de aprimorar suas técnicas com nanquim (ink), ele se propôs a fazer um desenho finalizado com a técnica e postar nas redes sociais todos os dias durante o mês de outubro. 

As regras são bem simples: 

  1. Fazer um desenho em nanquim
  2. Postar usando a hashtag #inktober
  3. Repetir durante todo o mês de outubro

Meu Inktober, minhas regras! 

O propósito do Inktober mesmo é desenvolver hábitos de desenho e praticar. Por isso, o desafio não se limita ao uso de nanquim ou nenhuma técnica específica, desde que o desenho esteja finalizado. Com isso, aproveite para fazer alguns projetos mais experimentais e combinar técnicas diferentes!

inktober2

É pra todo mundo!

Se você é iniciante, não tem jeito melhor de começar a expor seu trabalho e praticar seus traços! Se você já desenha há um tempo, mas quer aumentar seu volume de produção, o Inktober também é para você. Inclusive, desenhistas profissionais participam como uma forma de trabalhar em projetos pessoais no meio de comissões e soltar a imaginação em desenhos mais livres.

Supere seus bloqueios artísticos

Claro, desenhar todos os dias é mesmo um desafio! Tem dias em que você realmente não tem tempo, a inspiração não vêm, o desenho dá errado, você está com preguiça. É nesse momento que o Inktober surge como um exercício para te ajudar a contornar essas distrações e dificuldades.

inktober

Sem ideias do que desenhar?  Todo ano é divulgada uma prompt list oficial, uma lista de palavras para usar como tema de ilustração. Segui-la é apenas uma sugestão, mas é muito interessante acompanhar como cada artista produz trabalhos super diferentes a partir de um mesmo tema. Além disso, existem outras prompt lists não oficiais, da mesma forma que você pode fazer a sua, ou não seguir nenhuma.

Sem tempo? Nem todo trabalho precisa ser um teto da Capela Sistina. Afinal de contas, uma das lições do Inktober é aumentar seu volume de produção e agilizar seu processo criativo. Se você estiver num dia corrido, você acaba dando um jeitinho de encaixar um momento para desenhar na sua rotina. E não precisa complicar! Deixe suas ideias mais elaboradas para quando você tiver mais tempo e aprenda a apostar na simplicidade.

Bota a cara no sol!

Sério, divulgue o seu trabalho! Não se sinta pressionada a fazer algo impecável só porque você tem que postar. O mais importante é ser capaz de produzir algo do começo ao fim, sem se preocupar com a perfeição. Não espere criar uma obra-prima para começar a mostrar suas ilustrações! O Inktober é sobre manter um prática recorrente e você certamente vai perceber sua evolução no final.

Além disso, tornar pública a sua arte pode fazer surgir oportunidades incríveis! Eu já vendi desenho meu publicado no Inktober e também recebi propostas de freelance. Não só isso, mas é muito especial ter seus amigos e seguidores acompanhando seus desenhos diariamente, o que te incentiva a continuar o desafio e não perder nenhum dia!

inktober7

Porque eu quero participar esse ano de novo

Desenhar todos os dias é realmente difícil, mas as ideias começam a vir com mais facilidade eventualmente. Você sabe que tem que terminar o dia com um desenho novo e postado no seu Instagram, então você começa a pensar no que vai ser o desenho do dia. Quando você acha que não tem tempo para desenhar, você vai lá e desenha assim mesmo, porque você acaba aprendendo a criar um espaço na sua rotina para isso. 

Você pode não fazer o melhor desenho do mundo, mas as vezes ele te surpreende com comentários calorosos. Isso porque a rede que o Inktober proporciona é incrível, então aproveite para conhecer novos artistas seguindo as hashtags e incentive os artistas que você conhece. 

No final você ganha um pequeno portfólio com 31 desenhos, estimula o pensamento criativo, pratica seu traço e cria hábitos de desenho. 

Se convenceu a participar do Inktober? Aqui no blog da Casa Beta você encontra várias dicas para seus projetos de ilustração para te inspirar nesse desafio!

Texto de Helena Antunes