Carregando..

A identidade visual no pequeno negócio é fundamental hoje em dia, mas muitas vezes não recebe seu devido valor dos donos dessas empresas. A maioria deles não entenderem o porquê deste ser um elemento fundamental e lucrativo para a empresa. 

A identidade visual é o conjunto de elementos que vão representar visualmente o seu negócio, como cores, logotipo, formas e elementos gráficos, formando uma padronização visual coerente e facilitando a comunicação com o público. Eles elementos vão se desdobrar em diversos itens da empresa, como no material da papelaria – cartão de visita, sacolas, etc, placa da loja, perfil nas redes sociais, site, ou seja, ele estará sempre em contato direto com o mercado e possíveis clientes. 

Se você tem dúvidas se o investimento em identidade visual compensa, conheça agora  alguns de seus benefícios para micro e pequenas empresas.

  • Identificação e consolidação da empresa

Um identidade visual forte ajuda seus clientes a fixarem sua marca na cabeça. Com sua utilização em todos os materiais de divulgação e pontos de contato da sua empresa, os clientes facilmente reconhecem suas características e passam a ter mais familiaridade com o seu negócio, gerando assim uma maior fidelização do cliente. Por exemplo, o Nubank usa a cor roxa de maneira muito consistente em todos os pontos de contato com o consumidor – aplicativo, site, email, etc. Ou seja, insistir nos pontos dessa identidade visual ajuda nessa consolidação. 

  • Confiança e estabilidade 

Por meio de uma bela identidade visual, a primeira impressão da sua marca será mais positiva, gerando assim uma sensação de credibilidade e profissionalismo para os clientes. O design da marca também tem o potencial de ser o elemento decisivo na hora da escolha final por uma marca ou empresa específica, isso porque o cliente sempre escolhe aquela que passa maior credibilidade e também identificação. Por exemplo, a maioria dos consumidores da Apple adquire seus produtos não pensando nas configurações dos seus aparelhos, mas sim pensamento em consumir um produto daquele design característico daquela marca. 

  •  Posicionamento de marca 

A identidade visual bem feita, também é importante para a definição do nicho de mercado e do público-alvo. De acordo com o estilo da sua identidade – cores, elementos, tipo de linguagem,etc, o mercado vai identificar a missão da empresa, a forma de interagir com o seu público e qual o público do produto. Por exemplo, uma identidade com cores vibrantes e fontes modernas vai se comunicar melhor com um público jovem e contemporâneo e provavelmente terá produtos voltados para esse tipo de mercado. Sua empresa pode passar assim a se destacar dos concorrentes, vendendo mais do que um produto ou serviço, mas um conceito, um estilo próprio.

identidade-visual-no-pequeno-negocio

Mesmo depois de entender a importância da identidade visual para pequenas empresas, alguma dúvida ainda podem permanecer. Por exemplo, é preciso de um orçamento milionário para ter uma identidade visual? 

Leia também: Como levantar investimentos para o seu negócio

Claro que não! Existem diversas empresas e profissionais no mercado que fazem esse trabalho com orçamento e condições especiais voltados exatamente para os pequenos e microempreendedores. Buscar profissionais freel00ancer em plataformas como o 99frelas e o Workana, que juntas diversos profissionais são ótimas ideias para encontrar o mais se identifica com as necessidades da sua empresa. Sendo assim, o importante é acompanhar e opinar em todas as etapas da criação da identidade, fornecendo as informações importantes da empresas que você gostaria de passar nessa identidade. E lembre-se que esse gasto será na verdade, um investimento já que esse trabalho é um dos pontos principais para que a empresa possa crescer e, dessa forma, conquistar novos horizontes.

Gostou de entender um pouco mais da importância da identidade visual no pequeno negócio? E que tal aproveitar para alavancar o marketing digital da sua empresa? Conheça nosso curso online e transforme seguidores em clientes!