Carregando..

Resolveu ir além da cerveja e dos drinks? Parabéns, você foi iniciada no mundo do vinho! E diferentemente do que muitos pensam, não é tão difícil escolher qual deles tomar em cada ocasião.  

Separamos 5 dicas simples para você não ter vergonha na hora de escolher o vinho.

1 – O vinho certo para cada evento

A escolha passa pela ocasião: festa, reunião, jantar? O vinho para apreciar na beira da piscina é diferente do servido em uma reunião de negócios. Os tintos são indicados para dias mais frios. Os brancos, rosés e espumantes costumam fazer mais sucesso no verão! E os vinhos doces e licorosos tendem a ser bebidos com sobremesas.

Gosta de beber vinho

2 – O vinho não pode ser armazenado de qualquer jeito

Vá a um local que mantenha a bebida armazenada corretamente. Vinhos muito expostos à luz, por exemplo, perdem a qualidade.

3 – A aparência do vinho dá pistas sobre sua qualidade

É importante olhar a embalagem antes de decidir comprar: a rolha deve estar bem envolvida pela cápsula metálica e rente ao bico da garrafa, o que evita a oxidação da bebida. Também cheque se não há rachaduras no recipiente.

4 – O rótulo é a melhor carta de apresentação

Leia o rótulo para saber o que está comprando: tipo de uva, onde foi produzido e a safra. Essas informações podem te ajudar a optar pelo que mais se aproxima do seu gosto.

5 – Sommeliers podem ajudar na compra

Se você foi a uma adega, não é vergonha nenhuma perguntar para o especialista. Diga a ele do que você gosta e quanto pretende gastar. O sommelier vai te explicar por que aquela opção é melhor. Você vai sair da loja satisfeita e com mais conhecimentos sobre esse mundo saboroso do vinho.