Carregando..

Ser promovida é um momento de muita realização. Você se sente reconhecida pelo trabalho que desenvolveu até ali e ainda ganha um acréscimo no salário! Nada melhor, não é mesmo? Sim, mas é preciso ter cuidado para não tornar a promoção um verdadeiro pesadelo diário.

O problema vem quando você se dá conta de que seus colegas de trabalho estão agora sob suas ordens. Aquele pessoal com quem você dividia as angústias dos problemas da empresa vai passar a te enxergar com outros olhos!

Como manter aqueles laços de amizade, mas ser respeitada como chefe? Não é uma situação fácil, mas vamos te ajudar com algumas dicas para que sua mudança de cargo ocorra da forma mais tranquila possível!

caminhos para o sucesso

Seja transparente

Não deixe que a equipe fique sabendo da novidade por fofocas de corredor. Nesse momento, é muito importante ser transparente. Reúna todos e comunique que foi promovida. Lembre-se de agradecer pela oportunidade e de se mostrar aberta a qualquer dúvida ou sugestão.

Mantenha um canal de comunicação

Muitos chefes são odiados por não estarem abertos ao diálogo, demandando e cobrando sem considerar mais nada. Mostre que você não vai se tornar esse tipo de liderança. Crie um canal de comunicação para que os colegas de trabalho contem com você para resolver os problemas.

Aprenda a delegar

Antes, você só se preocupava com seus prazos. Agora, tem que estar atenta aos deadlines de toda a equipe. Identifique as tarefas adequadas para cada um e divida as demandas entre os profissionais, para que se desenvolvam através delas. Você terá que se acostumar a menos obrigações desse tipo, já que seu tempo será tomado por ações estratégias e reuniões.

Separe profissional do pessoal

Por fim, não misture trabalho e amizade. Você pode manter relações pessoais com os colegas de trabalho se sua postura deixar claro quando você tem que ser a líder. Desde o início, explique que seu novo papel inclui delegar tarefas e cobrar resultados. Essa divisão vai te ajudar a ter um bom ambiente de trabalho, além de não te afastar dos amigos.

Finanças para pequenos negócios

Quer dar um up na sua carreira e não sabe por onde começar? Conheça o nosso curso de Carreira Criativa. Clique aqui e saiba mais.