Carregando..

Exercícios para escrever melhor são ótimas ferramentas para melhorar sua habilidade na produção e também fontes de inspiração e novas ideias. Para se tornar um bom escritor é importante lembrar que, às vezes, é necessário escrever sem a expectativa de publicação. Você pode se sentir livre do medo ou perfeccionismo, já que ninguém precisa ver seus escritos nesse momentos. Essa será apenas uma prática!

Leia também: Escrita criativa: vamos usar as palavras com afeto

Inspiração em lugares inusitados

Já imaginou escrever um conto ou uma crônica com base em uma matéria de jornal ou até de uma produto de um folheto de supermercado? Esse tipo de material pode ser uma ótima inspiração! Escolha os artigos ou produtos que mais chame sua atenção, desperte sua criatividade e use como base para uma cena ou história que você queira escrever. 

Diálogos Desconhecidos

Sente em um lugar movimentado, como um restaurante ou uma praça e preste atenção nos diálogos que acontecem ao seu redor. Tente escrever o que as pessoas falam, sobre o que falam, as palavras e expressões que usam. Depois de fazer isso, continue o diálogo do seu jeito, como você imagina que aquela conversa pode terminar. Dessa forma, além de treinar a escrita ativa, também vai descobrir novos assuntos e palavras. 

Aprimorando as descrições 

Um bom escritor é antes de tudo, um bom observador da realidade. Para desenvolver essa habilidade é importante prestar atenção ao que acontece à nossa volta. Livros com precisão de descrição e detalhes conquistam até os leitores mais céticos. Para isso, tente sentar mais uma vez um lugar com movimentação com um bloco na mão e anotar o que estiver vendo, ouvindo e sentindo, como odores, texturas e até sabores. Depois reúna essas informações e tente criar uma história com essas informações presentes. Mas resista à tentação de inserir todos os detalhes que você anotou, uma das grandes qualidades dos escritores é a capacidade de saber filtrar o que merece ser contado e aquilo de deve ser ocultado.

Auto entrevista 

Que tal fazer uma entrevista com você mesmo? Parece estranho né, mas é também um dos ótimos exercícios para escrever melhor e uma  forma de treinar a sua escrita. Escreva uma entrevista fictícia como se você fosse uma figura famosa, invente o porquê da sua fama e suas características como pessoa popular, escreva como se fosse para uma revista famosa como Época, Veja , Galileu, etc. Uma boa ideia também é escrever uma primeira versão como se fosse para um veículo e depois transformá-la com as características para um veículo antagônico. Por exemplo, escreva uma versão como se fosse para a Veja e uma segunda para a revista Capricho ou algum portal de fofoca. Assim você treina vários estilos de escrita e mudanças de tons e jeitos. 

Mudando o gênero 

Sabe aquele conto ou capítulo de um livro que você gosta muito? Que tal usá-lo como base e reescrevê-lo mudando seu gênero? Parece confuso mas é simples. Por exemplo, se você escolher uma crônica de terror transforme a história em um romance entre os personagens. Assim você treina mudança de estilos e ainda ganha novos vocabulários e inspirações lendo outros trabalhos. 

Gostou dos exercícios para escrever melhor, mas ainda assim está se sentindo sem inspiração? Que tal conhecer nossos cursos criativos? Eles podem te ajudar a encontrar aquele pingo de criatividade ou até relaxamento que falta para terminar sua história inédita!