Carregando..

Um trabalho bem feito de hand lettering requer paciência, um pouco de precisão, algumas medições e muito planejamento! No processo de aprendizado alguns errinhos podem passar despercebidos e você acaba tendo que corrigir coisinhas bobas. Veja a seguir 6 erros comuns no hand lettering e aprenda como evitá-los.

Não fazer planejamento

Essa dica vale não só para o lettering, como para qualquer tipo de desenho. Quando você planeja, você deve considerar a distribuição dos elementos no papel e, assim, garante um trabalho bem equilibrado.

O planejamento inclui desenhar miniaturas do seu projeto, o que te permite fazer testes de composição e visualizar possíveis resultados. Não tenha medo de fazer rascunhos! Assim que você se sentir confiante para começar o trabalho final, fazer um esboço e marcações à lápis é bem recomendado.

Regra do subir fino, descer grosso

Se você optar por um estilo de letra cujo traço varia de espessura, tenha sempre em mente essa regrinha. Pense no sentido em que você faz o traçado, para cima ou para baixo? Quando fizer o traço para baixo, aumente a espessura e quando subir, faça um traço mais fino.

Isso dá consistência ao seu lettering e garante maior fluidez, principalmente quando você estiver lidando com caligrafia.

erros-comuns-no-handlettering

Distorções indesejadas

Para desenhar suas letras em uma linha curva, a melhor estratégia é desenhar caixas de texto, delimitando o espaço que suas palavras vão ocupar. Comece com a linha de baixo para a base e depois a linha de cima, que vai guiar a altura das letras. Essa será sua forma base para desenhar a palavra ou frase.

Para manter suas letras do mesmo tamanho, use a borda do papel como referência. Trace linhas paralelas à lateral do papel para delimitar o espaço de cada letra.

No caso do lettering em círculos, o ideal é que o meio das letras siga o raio e a largura esteja em paralelo à linha do meio.

Consistência

É importante que você mantenha algumas medidas como o tamanho e distância das letras, assim como a espessura do traço. Se a variação dessas medidas não for sua intenção, é melhor evitar para não comprometer a coesão das letras na mesma palavra.

Erro de cálculo

Sabe quando você começa a escrever uma palavra e nas últimas letras você se dá conta de que a palavra não cabe na folha? Esse é um dos erros mais comuns do lettering e pode ser evitado com alguns cálculos rápidos.

erros-comuns-no-handlettering

Meça com uma régua a largura das letras que você pretende usar. A maioria das letras têm as mesmas espessuras, com exceção do “i”, por exemplo, que ocupa menos espaço. Some a largura estimada de cada letra e o espaçamento entre elas e você terá o comprimento da palavra!

Nem todo erro é erro!

Por fim, lembre-se que a ideia do hand lettering é ser um trabalho manual. Você não é um computador e as pequenas imperfeições valorizam o seu desenho!

 

Esses são erros comuns no hand lettering que você pode evitar. No entanto, o processo de aprendizado inevitavelmente vem com erros. Só não deixe que eles te impeçam de explorar seu potencial criativo e se arriscar com letterings de todos os tipos!

Quer conhecer todos os segredos por trás da técnica? Continue aprendendo ainda mais a estilizar suas palavras com nosso curso imperdível de introdução ao hand lettering!