Carregando..

Você já pensou em fazer o seu próprio caderninho de anotações? Pra guardar na bolsa, deixar no escritório para anotar as coisas importantes, ou até na cozinha, pra lista do supermercado. Com algumas coisinhas que já temos em casa, é possível fazer uma encadernação simples e bem fofa, com costura aparente e muita criatividade. Sabe aquele rolo de linha guardado no fundo da gaveta? E aqueles papéis que sobraram no caderno escolar do ano passado? Tudo isso pode ser reaproveitado e, em nosso passo a passo de hoje, vamos juntas descobrir como.
Prontas para começar?

Material

Para o nosso caderno com encadernação simples e costurada, nós vamos precisar separar alguns materiais:
– papéis em branco ou coloridos, com ou sem pauta (é importante que os papéis tenham o mesmo tamanho);
– linha colorida;
– agulha para costurar;
– um alfinete grande para furar os papéis;
– tesoura, régua, lápis de escrever;
– um papel em sua cor preferida para fazer a capa.

Para quem gosta de aquarela, vale até utilizar um papel próprio para a pintura e aproveitar para pintar a capa como quiser. Caso prefira, papel cartão também é uma opção ótima.

Encadernação simples: vamos começar?

Com os materiais em mãos, é hora de dar início aos trabalhos. No vídeo aqui embaixo, mostramos o passo a passo direitinho, de como fizemos nossa encadernação simples.

Lembretes importantes:
– Nosso caderno (no vídeo) tem um tamanho A5, ou seja: metade de um papel A4 comum;
– Os furinhos para a costura precisam ter o mesmo tamanho ou medidas bem aproximadas, para que a costura fique mais bonitinha;
– Papéis muito grossos são mais difíceis para furar com o alfinete. Lembre-se disso;
– Se os furinhos só com alfinete ficarem um pouco pequenos para a agulha passar (como aconteceu com o meu, no princípio), reforce os furos com a agulha;
– Criatividade e delicadeza são ingredientes essenciais para ter sucesso em sua encadernação simples. E não tenha medo de errar: tudo faz parte do processo.

Até a próxima!

Texto e vídeo por Débora Gomes.