Carregando..

Seja iniciante ou experiente na área de desenho sempre temos algumas inseguranças, por isso listamos as maiores dúvidas de um desenhista: 

1. Desenhar bem requer dom desde o nascimento?

Claro que não! Desenhar é uma habilidade e como qualquer outra ela requer prática para aperfeiçoar e dominá-la. Só é necessário entender e respeitar seu tempo de aprendizado, pois algumas pessoas podem demorar mais para desenvolver certas habilidades e ter mais facilidade com outras. Tire sempre alguns minutos do seu dia para praticar e desenvolver o desenho, assim você conseguirá chegar no nível e estilo de desenho que quiser. 

2. É necessário escola de desenho para aprender?

Não! É claro que aulas com profissionais podem ajudar no aprendizado de técnicas e estilos diferentes, mas existem vários jeitos de aprender. Tutoriais na internet, aulas online e a prática constante no dia-a-dia são ótimos aliados para quem quer resultados melhores no desenho. Basta entender qual método mais funciona para você e seguir em frente! 

3. É preciso gastar muito dinheiro com materiais de desenho? 

Na verdade, o material faz pouca diferença na hora do desenho, o que vale mesmo é o que você sabe da técnica. Um lápis e uma borracha de R$3,00 vão fazer o mesmo desenho de um lápis de mais de R$200,00 (sim, eles existem!) É claro que algumas ferramentas facilitam e podem criar resultados finais diferentes, mas não é necessário uma fortuna para adquirir bons materiais como canetas resistentes e lápis de cores com cores mais vivas. 

4. É possível ganhar dinheiro com o desenho?

Claro! O ramo do desenho possibilita diversas profissões, desde o artista independente que comercializa suas produções próprias até arquitetura, designer de moda, mangaká – quem cria mangás, e ilustrador freelancer, ou seja, as opções são diversas. Tudo vai depender do caminho que você vai escolher seguir e o estilo de trabalho que vai gostar mais de fazer!

5. Não tenho muito tempo para praticar, ainda assim consigo desenhar? 

Sim! É claro que a prática constante e frequente torna a habilidade mais fácil de ser absorvida, mas ainda assim quem determina o ritmo é você mesmo! Algumas pessoas têm maior facilidade e podem precisar de pouco tempo de prática para alcançar resultados melhores, outras podem demorar anos para conseguir aprender uma técnica básica, e isso você só vai descobrir tentando! Tente reservar nem que sejam poucos minutinhos do seu dia-a-dia para se dedicar, mas lembre sempre que esse momento deve ser tranquilo e você vai precisar se concentrar sem distrações! 

Essas são algumas das maiores dúvidas de um desenhista, encontrou e conseguiu esclarecer a sua? Ou você ainda precisa de um primeiro passo nessa arte? Conheça nosso curso de Introdução à Ilustração e se apaixone por essa ideia