Carregando..

Você faz um trabalho em aquarela e quer compartilhar com o mundo! Seja para postar nas redes sociais, colocar no seu portfólio ou para criar cartões e materiais de papelaria, veja agora as melhores dicas para digitalizar suas aquarelas!

Seja com um scanner ou com uma câmera, cada método terá resultados um pouco diferentes. Veja quais são essas diferenças e como dar o melhor tratamento  para garantir que sua pintura continue com cores vibrantes e não perca nenhum detalhe!

digitalizar aquarela

(à esquerda, uma aquarela fotografada e à direita, escaneada)

DIGITALIZAÇÃO COM UMA CÂMERA

É possível digitalizar uma aquarela usando uma câmera, incluindo também as câmeras de celular. Se elas tiverem resolução suficiente para produzir uma imagem nítida, não há nenhum problema em usá-las. Para simplificar a edição, busque uma iluminação homogênea. Evite sombras e tire a foto de cima, sem inclinações.

Veja também: Como transformar seus desenhos em figurinhas do WhatsApp

Iluminação

A questão da luz não será um problema se você conseguir fotografar sua pintura em um ambiente bem iluminado. A dica aqui é tirar a foto de dia perto de uma janela bem aberta, que vai te dar a claridade que você precisa para iluminar de forma homogênea o seu trabalho. A luz natural provoca menos distorções de cores e menos sombras.

As texturas do papel vão aparecer mais se a fonte de luz estiver muito concentrada em um lado, pois a granulação do papel vai criar sombras. Portanto, para evitar trabalhos a mais na hora da edição, procure deixar a iluminação homogênea na hora de tirar a foto. Use fontes de luz complementares como um abajur ou o flash da câmera se as sombras persistirem!

digitalizar aquarela

Tire as fotos com a câmera paralela ao desenho

Outro ponto importante é a angulação. Para evitar ângulos que podem distorcer a imagem, você pode usar um tripé ou improvisar um.

Sabe aquela coleção de livros enormes que fica guardada no armário? Você pode usá-los para ser a base de uma estrutura na qual você vai apoiar sua câmera. E é muito simples de montar.

Pegue dois livros do mesmo tamanho que sejam grandes o suficiente para se sustentarem em pé. Faça duas colunas com eles e coloque uma prancheta, tábua ou até outro livro por cima. Coloque seu celular na beirada dessa estrutura com a câmera pra fora.

digitalizar aquarela

Coloque seu desenho logo abaixo e posicione-o paralelamente à câmera. Agora é só tirar as fotos tomando cuidado para não fotografar também os livros!

DIGITALIZAÇÃO COM SCANNER

Com o scanner, por outro lado, você não tem essa preocupação de ângulos ou luz. Talvez os únicos ajustes antes de digitalizar a sua aquarela sejam salvar em PDF e configurar a resolução para pelo menos 300dpi, ou até 600dpi se pretender imprimir depois. 

Algumas alterações podem ser feitas nas próprias configurações da digitalização. O meu scanner, por exemplo, me permite cortar, rotacionar e ajustar brilho e contraste.

digitalizar aquarela

A diferença mais visível entre a foto e o scan é a textura do papel. Se você quer reduzi-las, prefira esse método à fotografia, pois a iluminação super uniforme do scanner reduz o aparecimento das irregularidades do papel. 

Veja como a câmera capta as texturas do papel, enquanto a imagem escaneada fica bem mais lisa. Note também a variação de cores. Como a foto ficou um pouco escura, tive que aumentar o brilho e fazer outros ajustes que veremos a seguir.

DICAS DE EDIÇÃO

Dependendo da câmera ou do scanner, podem haver variações de luz e cor que talvez você queira corrigir. A ferramenta de edição fica a seu critério! Pode usar desde aplicativos de celular como o Google Snapseed ou o Photoshop de desktop.

As pinturas mais fáceis de editar são aquelas com formas bem definidas e alto contraste, como a do gato. Já no caso de pinturas com maiores nuances de cor, você deve tomar cuidado para não apagar sombreados delicados ou fundos muito claros. 

Correção de brilho e cor

Configuração de brilho deixa o desenho mais iluminado e o papel mais branco, como a pintura original. No entanto, a exposição em excesso pode deixar sua imagem estourada e apagar algumas cores mais claras. Com isso, aumente levemente o contraste e as sombras.

Se você achar que a digitalização deixou suas cores meio sem vida, mexa na saturação. Use essa ferramenta com moderação, pois pequenos ajustes já fazem bastante diferença.

digitaldigitalizar aquareladigitalizar aquarela

Nessa pintura de folha, a foto original ficou meio sem vida, acinzentada e escura. A primeira edição que eu fiz foi aumentar a exposição e os brancos, o que deixou a imagem bem mais clara. Por último, aumentei de leve a saturação e o calor para que as cores ficassem mais vivas. 

Caso você esteja digitalizando suas pinturas para impressão, tenha em mente que a impressão pode gerar novas distorções de cor. Portanto, faça testes e ajuste as imagens conforme o necessário antes de imprimir várias cópias.

Como suavizar as texturas do papel

Para remover ou reduzir as texturas do papel do fundo do seu desenho, você vai precisar do Photoshop. Abra a imagem no programa e, com a ferramenta “seleção rápida” no menu à direita (atalho “w”), selecione o desenho para isolá-lo do fundo. Copie e cole a seleção em outra camada e corrija possíveis imperfeições da seleção automática com a borracha. Crie uma nova camada entre o desenho e a seleção e faça uma forma branca. Para manter um pouco da textura, ajuste a opacidade dessa forma que você acabou de criar.

Já no desenho da mortezinha, o processo é um pouco diferente, por causa do fundo. Separe a forma principal do fundo com a “seleção rápida”. Copie e cole em uma outra camada por cima e coloque um efeito sobre o fundo. No menu superior selecione Filtro > Desfoque > Desfoque Gausiano. Ajuste para um efeito embaçado, que apaga um pouco da granulação do papel. Apenas tome cuidado para não exagerar e não apagar as características de aquarela da sua pintura ou deixar a imagem muito desfocada.

Viu como transformar as suas ilustrações manuais para o digital? É só seguir as dicas de como digitalizar suas aquarelas e caprichar na edição!