Carregando..

Entender a diferença entre a estilista e a modelista é a fundamental para quem quer se aventurar no mundo da moda. A(o) estilista e a(o) modelista são peças chaves na criação, no planejamento e na produção de peças de roupa. Sem eles criações incríveis não passariam de ideias na cabeça. Porém muita gente desconhece a função de cada uma dessas profissões no mercado da moda. 

Entenda agora um pouco mais sobre a diferença entre a estilista e a modelista e as principais atribuições de cada uma delas: 

Estilista 

Segundo o Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, o estilista tem como função principal criar, desenhar e planejar roupas e acessórios. Buscando atender um tipo de consumidor, atender uma necessidade, uma vontade, despertando desejo e considerando as possibilidades de aquisição desse público-alvo. Para o estilista, é fundamental que ele tenha conhecimento sobre o público-alvo das peças que ele vai desenvolver, além disso é importante para essa profissão pensar a moda como mais que um objeto de consumo, colocando identidade e personalidade nas peças produzidas. 

É o estilista que dá as diretrizes que devem ser seguidas para outros profissionais que estarão envolvidos na produção das peças. Esse profissional pode trabalhar em uma marca, confecção, empresa de moda ou como autônomo. 

diferença entre a estilista e a modelista

Modelista 

Já o modelista é responsável por transformar a criação do estilista em realidade, considerando questões práticas como ergonomia, caimento dos tecidos e vestibilidade – potencial da roupa de adequar-se ao corpo, deixando-o confortável para o movimento. Para isso, ele utiliza de técnicas de modelagem bi e tridimensionais para desenvolver modelos e  realizar a gradação dos moldes, adaptando-os aos diferentes tamanhos que compõem a tabela de medidas. 

Ele também pode ser responsável por confeccionar a primeira peça piloto para validar a montagem e a produção da peça. Ele também é responsável por fazer a composição das fichas técnicas, que contêm: o descritivo do desenho técnico dos modelos; o consumo de materiais e aviamentos; as técnicas de costura e acabamento; e o cronograma de produção, bem como o desenvolvimento da pilotagem. Ele pode trabalhar em uma confecção, empresa ou ateliê. Pode trabalhar também como autônomo prestando serviço de modelagem para clientes, estilistas e marcas.

Uma linha de montagem 

A fim de compreender melhor cada uma das funções desempenhadas  na indústria da moda, veja um exemplo de uma linha de montagem:

O estilista → cria, desenha coleções de moda, estamparias e acessórios. 

O modelista → projeta e desenvolve a modelagem da roupa criada pelo estilista.

O piloteiro → responsável pela pilotagem da primeira peça, testando questões como modelagem e produção (também pode ser feita pela modelista).

O costureiro → a partir da aprovação da peça, ela vai para a linha de produção para ser montada pelos costureiros.

Gostou de entender um pouco mais sobre as profissões de estilista e modelista? Conheça nosso curso de Corte de Costura e aprofunde ainda mais no mundo da moda.