Carregando..

O bordado é uma arte bem relaxante e desperta muito nossa criatividade. Mas, não basta passar a linha na agulha: há tipos de pontos específicos para alguns tecidos, enquanto outros podem ser feitos onde você quiser. Por isso, a Casa Beta vai responder a uma dúvida bem comum: qual a diferença entre o bordado livre e o ponto cruz?

Ponto Cruz

O ponto cruz é muito antigo. Segundo vestígios históricos, ele era usado para criar roupas desde que a humanidade descobriu agulhas e linhas! Nessa técnica, os pontos são feitos em X, o que permite a criação de desenhos e padrões bem típicos do estilo. O ponto cruz consiste em passar um fio de linha sobre o outro, formando uma cruz. O movimento é repetido até se chegar à imagem que a bordadeira deseja.

Bordado livre

O bordado livre é mais flexível com o artista. Como essa técnica não pede tecidos de tramas com fios contáveis, os pontos não precisam ter o mesmo tamanho ou a mesma distância entre si. Dessa forma, o bordado livre começa com um risco. Ele pode ser realizado em qualquer tecido e não necessita de um telado como orientação. Para passar o desenho para o tecido, é só fazer um molde de carbono. A bordadeira pode usar diversos tipos de pontos e é muito mais livre para criar!

https://www.instagram.com/p/BqzVH_ana9Y/

Gostou da ideia de bordar, mas não sabe por onde começar? O Curso de Bordado da Casa Beta te ensina um ponto de cada vez! Veja aqui.