Carregando..

Em algum momento, você já se perguntou se existe alguma diferença entre aquarelas, além dos seus formatos? Por aí, em lojas de materiais para pintura e também em papelarias, é bem fácil encontrarmos aquarelas em bisnaga, pastilha ou lápis. E, entre três opções, é normal que a gente fique com um pouquinho de dúvida sobre qual a melhor, qual comprar e por aí vai.

A diferença entre aquarelas está basicamente na textura, além do formato, e na forma como elas se comportam no papel.

diferença-entre-aquarelas2

Aquarela em pastilha

Ela é mais seca e, por isso, necessita de um pouco mais de água pra ficar mais pigmentada e também maleável. Quanto mais água colocamos, mais líquida ela fica e, consequentemente, mais clara sobre o papel.

Diferença entre aquarelas5

O legal das pastilhas é que elas são mais práticas. Muitas delas já vêm até nos estojos, ficando mais fácil guardar e transportar em viagens, por exemplo, além de evitar desperdícios. É preciso muito cuidado, porém, no momento de misturar cores para formar outras novas.

É que nessa mistura, se feita em cima das próprias pastilhas, pode-se perder os tons originais e primários das tintas. E formar uma bela bagunça!

Mas, no geral, as pastilhas são ótimas, na minha opinião, para quem quer começar a conhecer um pouco sobre as possibilidades da aquarela. É possível encontrar em papelarias versões amadoras para iniciar e brincar um pouco.

Existem também versões profissionais, como é o caso das pastilhas da Winsor&Newton e Lukas, que trabalha com pastilhas inteiras e com meias pastilhas.

Aquarela em bisnaga (ou tubo)

Elas são minhas preferidas. Mais pastosas, elas possibilitam uma brincadeira maior de tons e degradês sobre o papel, justamente por serem mais fáceis de trabalhar e misturar cores.

Encontramos muitas marcas legais e com preços acessíveis. A Pentel, por exemplo, indicada para iniciantes/intermediários, garante uma boa cobertura e tons interessantes, mais vivos e ótimas possibilidades de combinações.

Diferença entre aquarelas2

Já a Winsor&Newton é uma marca mais profissional, mais pigmentada e densa que a Pentel. A textura é bem cremosa e dá um efeito muito bonito quando entra em contato com o papel.

Aquarela em lápis

Confesso que uso pouco lápis aquareláveis. Comecei a aprender aquarela com pastilhas, logo pulei pras bisnagas e não transitei muito pelo universo dos lápis.

Um dos maiores erros que vejo por aí, é na forma de utilizar essa nossa ferramenta para aquarela. Muita gente molha a ponta do lápis na água antes de pintar. E, na verdade, o movimento é o inverso: primeiro a gente colore o papel e depois, com a ajuda de um pincel, a gente unifica as cores, dando o efeito de aquarela.

Diferença entre aquarelas3

A pétala inferior da rosa e também a folha verde menor, estão só coloridas, sem adição de água para dar o efeito aquarela

Os lápis aquareláveis dão uma cobertura legal, mas no geral, quando os utilizo, é apenas para dar acabamentos em ilustrações iniciadas com aquarela em bisnaga.

Dá para trabalhar texturas e marcações sobre um desenho já pronto e colorido, por exemplo. Da mesma forma que é possível também fazer ilustrações inteiras com lápis aquareláveis e ter resultados bem legais.

diferença-entre-aquarelas

As marcas da folha, fiz com lápis aquarelável verde. O fundo foi com aquarela pastilha

A Faber Castell possui lápis aquareláveis bem interessantes, macios e fáceis de manusear. E, pra quem quiser se aventurar por essas texturas, existem caixas com até 48 cores.

Criatividade sem barreiras

Muitas pessoas contam que para começar, as aquarelas em bastão são as mais indicadas, por serem mais fáceis de manusear. Eu, que comecei com as pastilhas, digo que elas também são super legais para os inícios, justamente por serem compactas, terem boa aderência ao papel e não fazerem muita bagunça.

O mais interessante, no entanto, é que cada um descubra a maneira como se sente mais confortável para pintar, no meio dessas diferenças entre aquarelas. Com a prática, a gente acaba misturando várias cores e formas, de uma maneira bem natural e divertida.

Na dúvida, experimente! E depois conte pra gente qual você mais gostou.

Até a próxima!