Carregando..

A diferença entre a caligrafia e lettering é uma dúvida comum tanto entre os iniciantes quanto para os mais avançados no mundo das artes. Por isso, vamos te explicar tudinho nesse artigo para não rolar mais dúvida e você sair com essa informação na ponta da língua. 

Caligrafia 

Qual é a diferença entre a caligrafia e o lettering?

A palavra caligrafia vem do grego kalli que quer dizer “beleza” e graphẽ que significa “escrita”, só por aí já podemos entender o porquê da caligrafia ser conhecida como a arte da escrita. Ela é baseada no estudo e na aplicação das palavras seguindo formatos e modelos caligráficos já existentes. 

Ou seja, as letras não são criações próprias de quem escreve. A caligrafia depende bastante da habilidade e da técnica do calígrafo além do instrumento que será utilizado na execução – como penas, canetas finas ou grossas, pincéis, uma vez que o produto final é resultado direto dessas particularidades. 

A caligrafia é aplicada geralmente em convites, cartas, mapas e outros documentos que utilizam a escrita “embelezada”. O interessante é que a caligrafia pode ser transformada posteriormente num lettering, tanto com intervenções a mão quanto no computador. 

Lettering

Já o lettering pode ser definido como a “arte de desenhar letras” e são criadas para um trabalho em específico, ou seja são todas criadas do zero, de acordo com o desejo do artista. O letrista não precisa criar todas as letras do alfabeto, mas somente aquelas que serão usadas na composição do projeto. 

Outro ponto interessante é que essas letras não precisam serem todas de um mesmo padrão, podendo assim um projeto carregar uma infinidade de desenhos. 

Geralmente é feita a mão, mas alguns artistas preferem utilizar o computador ou mesas de desenho digital – também conhecidas como mesas digitalizadoras, e ambos se desprendem de limitações e modelos, uma vez que o lettering oferece essa liberdade de criação. 

O lettering pode até “imitar” a caligrafia, mas sempre com a autonomia e a composição mais solta. O resultado, diferente da caligrafia, não será de um bloco de texto mas sim de uma composição visual que permite a leitura instantânea. Ele é usado para a criação de logotipos divertidos, pôsteres, capas, quadros e uma infinidade de outras aplicações. 

diferença entre a caligrafia e lettering

Mas e a tipografia? 

A tipografia é definida como um conjunto dos procedimentos técnicos e também artísticos envolvidos nas diversas etapas da produção gráfica, ou seja, ela abrange desde a criação dos caracteres até a sua impressão – seja física ou digital, e acabamento. 

Na tipografia o fator visual é o mais valorizado e é realizado através das escolhas adequadas de composição -ou layout, fontes tipográficas, cores e a relação com outros elementos no mesmo “cenário”.  Por exemplo, a cor de uma frase no topo de uma página da internet precisa ser visualmente atrativa e confortável para quem navegar por aquele site. 

Na mídia impressa, muitas vezes o papel, o tipo da tinta e o método para impressão são levados em consideração, assim como a resolução da imagem e a interação com o restante dos elementos da página no design digital. A tipografia é considerada um dos pilares do design gráfico. 

Entendeu tudo sobre as diferenças entre caligrafia e lettering? Agora é hora de destilar todo seu conhecimento e contar pra gente qual delas você mais gostou. E que tal aprender a fazer hand lettering? Assista nosso curso e aprenda a desenhar palavras de forma estilizada e crie sua própria identidade!

Ah, no nosso curso você também vai aprender a criar um carimbo incrível das suas próprias composições!