Carregando..

Qualquer nova atividade gera dúvidas em quem quer praticar, por isso apresentamos algumas dicas de materiais para bordado para você começar sabendo tudo sobre essa técnica incrível! 

Agulha 

Existem diversos tipos de agulha e ela deve ser escolhida de acordo com o trabalho que deseja fazer. É importante lembrar que o tamanho da agulha selecionada depende da espessura da linha que você vai utilizar no trabalho e também do tipo de tecido que será trabalhado. Ela deve deslizar sem precisar de puxões e não pode ser tão grande a ponto de deixar buracos no tecido depois de passar a linha. Ao escolher um tamanho de agulha, ajuda saber que quanto maior o número, menor a agulha. Para as iniciantes do curso de bordado as melhores escolhas são as de número 7 e 8, pois são ideais para tecidos planos. Além disso, essas são mais afiadas e podem ser usadas com linhas mais grossas.

Bastidor 

Os bastidores são uma ferramenta prática para o início no bordado, eles firmam o tecido sem deixar enrugar. Os modelos com tarraxa são ótimos pois possuem um parafuso regulador de acordo com a grossura do tecido. O bastidor sem tarraxa é mais fácil de encontrar e mais barato, além de ser ótimo para emoldurar sua arte, contudo encaixar o tecido nesse modelo é mais difícil pela falta de regulagem, pode ser necessário um martelo para fecha-lo ou uma lixa para lixá-lo. Já de acordo com o material, os bastidores de madeira são os mais utilizados e mais fáceis de serem encontrados no mercado, além disso tem um acabamento bonito para serem utilizados na decoração. Os bastidores de plástico são menos propensos a danificar o tecido, além da grande disponibilidade de cores e formatos que tornam o acabamento mais bonito e prático. 

Ver também: Onde comprar online materiais para bordar

Linha 

A linha mais comum no bordado livre é a linha mouline, pois se encaixa na maioria dos bordados. Ela é vendida em meadas, ou seja é formada por 6 fios e devem ser tiradas um a um para se realizar um trabalho, por isso é uma ótima opção para trabalhos delicados. É importante lembrar do cuidado na hora de separá-los a fim de não criar nós. Já as linhas raion são separáveis de 1 a 4 fios, e é um tipo que dá mais cor e brilho ao bordado. Também é necessário cuidado para ela não embaraçar ou desfiar, já que é confeccionada em viscose. Por último, as linhas perlé são vendidas em novelos e possui um único fio, diferente das demais. Elas são confeccionadas em algodão e proporcionam um toque brilhante e sedoso ao bordado.

Tecido 

Os tecidos mais usados no bordado livre são aqueles sem elastano, como o algodão e o linho. Tanto pela grande variação de cores e estampas quanto pela durabilidade e resistência. A seda é uma ótima opção para bordados mais delicados e com materiais como pérolas, vidrilhos e lantejoulas. Se optar por um trabalho mais delicado, é importante escolher tecidos mais finos e leves. 

Agora que você sabe tudo sobre os materiais para iniciar no bordado, que tal começar agora mesmo a aprender essa técnica incrível com nosso Curso de bordado para iniciantes?