Carregando..

O turismo criativo oferece aos participantes a oportunidade de desenvolver seu potencial criativo através da visitação e de experiências de aprendizado no destino escolhido. Esse tipo viagem pode ser um ótimo aliado para os momentos de falta de foco ou de ideias – alguns dos motivos de um bloqueio criativo, uma das piores sensações para quem precisa ou gosta de estar sempre criando coisas novas. Assim, muitas vezes encontrar estímulo em obras de outros artistas e em espaços criativos de novos lugares podem ser de grande ajuda nesses períodos. Por isso criamos para você uma lista com destinos incríveis de viagens para buscar inspirações: 

1)São Paulo – Brasil

A famosa selva de pedra abriga um acervo imenso de diversos museus e espaços artísticos. Dentre os mais famosos estão o Masp e a Pinacoteca, onde é possível encontrar obras de artistas mundialmente famosos além de serem ótimos espaços de convivência com outras pessoas que também se interessam por arte! O Beco do Batman e o Parque Ibirapuera também são ótimos destinos para quem busca inspirações. A travessa localizada na Vila Madelena é uma verdadeira galeria a céu aberto, onde os postes, muros, placas e até as lixeiras se tornam telas para os artistas urbanos, criando um ambiente perfeito para os apaixonados por desenho e fotografia. Já um dos parques mais visitados da América Latina carrega toda a beleza de uma área verde em meio a uma enorme cidade além da exuberância da fauna e flora presentes no espaço. 

turismo-criativo2

2) Recanati – Itália 

A pequena comuna italiana é conhecida como a “cidade da poesia”, berço do poeta Giacomo Leopardi, quer lugar melhor para inspirar a criar versos encantadores? Ainda é o lar de uma surpreendentemente vasta coleção de arte renascentista. Os principais acervos de arte da cidade estão concentrados no Recanati Museu e na Galeria Municipal, que abrigam uma rica coleção de pinturas de Lorenzo Lotto. Além disso, a arquitetura da antiga cidade também é um prato cheio para os amantes das formas, paisagens e fotografia. 

3) Brumadinho – Brasil 

Localizado a 60 km da capital mineira, a cidade de Brumadinho abriga o Inhotim – maior museu a céu aberto do mundo, com 110 hectares. Além de guardar um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do país, o espaço é todo cercado por um incrível Jardim Botânico com mais de 4.500 espécies nativas e exóticas. São centenas de obras de artistas brasileiros e estrangeiros como Helio Oititica, Janet Cardiff e Adriana Varejão, espalhados no terreno do museu. Essa viagem que reúne o melhor da natureza e da arte pode ser o destino perfeito para recuperar a criatividade e se inspirar em uma instalação única e imponente.

turismo-criativo

4) Buenos Aires – Argentina 

A capital argentina é um dos destinos mais fabulosos e diversos para quem gosta de cultura e arte. O MALBA – Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires abriga quadros de mulheres incríveis como Frida Kahlo e Tarsila do Amaral além de exposições temporárias de outros artistas contemporâneos. Além disso, o MNBA – Museu de Belas Artes, também abriga obras de nomes importantes como Rodin e Van Gogh. O Museu Evita e alguns pontos históricos da cidade como a Plaza de Mayo e o Teatro Colón, podem ser uma boa pedida para conhecer mais da cultura local e criar artes com inspiração argentina! Ah, conhecer mais da gastronomia local também pode ajudar, afinal quem não aguça a criatividade comendo uma bela refeição e tomando um saboroso vinho? 

Gostou das nossas dicas? Que tal planejar sua próxima viagem de turismo criativo para um destino com muitas inspirações? Ah, e se você quiser desenvolver um pouco mais da sua criatividade antes de embarcar, conheça o Segredo das Mentes Criativas!