Carregando..

Mais rápido e eficiente do que meios tradicionais, muitos artistas estão aderindo ao desenho digital. A técnica depende de uma ferramenta só e qualquer correção está há um crtl + z de distância. Se você se interessou, leia aqui tudo o que você precisa saber para começar!

Primeiramente, vamos às vantagens do desenho digital em relação às técnicas analógicas. Com a pintura digital é possível criar efeitos de tintas como aquarela ou à óleo apenas com os brushes. Com isso, você também não precisará lidar com bagunça, limpeza, esperar a tinta secar ou carregar por aí um estojo enorme cheio de materiais de desenho. Você não precisa de um kit com várias cores diferentes, porque todas elas já estão disponíveis e assim, ao invés de ter que misturar tintas até achar a tonalidade desejada, por que não usar o conta-gotas do próprio programa?

Passar a borracha em um desenho à lápis para corrigir algo pode deixar manchas ou danificar o papel, mas, para a ilustração digital, é mais fácil fazer correções e testar versões sem afetar o resto do desenho. Para isso, desenhar em camadas é uma mão na roda para editar elementos separadamente. Você pode começar fazendo um sketch, sobrepor com o traço final em outra camada, em seguida preencher com cor e finalizar com luz e sombra. A melhor parte é a experimentação que isso permite. Quer saber como seu desenho ficaria em outra cor? Faça uma nova camada e compare! 

Muito legal, né? Mas agora você deve estar se perguntando que ferramentas comprar pra começar a fazer desenho digital.

Mesa digitalizadora

A mesa digitalizadora é a ferramenta mais utilizada por profissionais e iniciantes. Consiste em uma base sensível que funciona com uma caneta e transmite seus movimentos para a tela de um computador. É como se a mesa fosse o mouse do computador, só que usar uma caneta dá a sensação de naturalidade ao desenhar. Como a maioria dessas bases não tem tela, existe certa curva de aprendizado até você pegar o jeito de desenhar sem olhar diretamente para onde você faz o traçado. Fora isso, não tem truques e é muito fácil de usar, uma vez que você se acostuma.

Softwares e programas de desenho

Sem dúvida alguma, a opção mais popular no mercado é o Photoshop. O programa da Adobe é muito completo, apresentando infinitos recursos como pincéis, camadas, ferramentas de corte e montagem, edição de cor e texto. Sem contar que o software pode ser usado não só para o desenho digital, como é também um editor de imagens e um queridinho dos designers para montar peças gráficas.

Usar uma mesa digitalizadora e o photoshop pela primeira vez pode parecer assustador à primeira vista, mas não se desespere! Uma vantagem de usar um programa altamente difundido são os inúmeros tutoriais que você encontra para aprender a usá-lo, ou tirar aquela dúvida. Além disso, você também encontra muitos recursos, como brushes e presets para baixar e enriquecer o seu trabalho.

Infelizmente, uma ferramenta tão incrível assim tem um preço. O Photoshop tem um custo a partir de R$43,00 por mês, mas se você estiver com orçamento limitado, existem outros programas como o Paint Tool SAI e o Krita, que são gratuitos! Ambos tem ferramentas como brushes e camadas, mas são um pouco mais simples, até por não serem programas de edição de imagem. Apesar disso, valem a pena testar, pois, afinal, não custa nada! 

Procreate: Se você estiver disposta a fazer um investimento maior, uma ferramenta que muitos artistas estão adotando é o Procreate, disponível apenas para iPad Pro. Assim como o Photoshop, oferece uma boa variedade de recursos que imitam outras técnicas de desenho e pintura. O aplicativo em si custa R$37,90 para baixar, mas os valores do iPad Pro com a caneta saem bem mais caros do que uma mesa digitalizadora. Contudo, além da conveniência de desenhar diretamente na tela, tem uma grande vantagem que é ser um dispositivo completo. Se para usar uma mesa digitalizadora você precisa de um computador, o iPad já é o computador. Ou seja, além de poder ser usado com outras finalidades, é super portátil e fácil de levar para onde quiser.

Agora para começar a fazer pintura digital é só escolher suas ferramentas! Qual é a melhor para você é uma questão de preferência e, seja qual você escolher, sei que vai criar desenhos incríveis e explorar todo o seu potencial criativo!