Carregando..

Não há muitas regras quando se fala de tipo de papel para origami. Mas, quem se aperfeiçoa na técnica acaba percebendo que alguns materiais funcionam melhor em determinadas dobras.

Por isso, para escolher o papel, primeiro pense no tipo de origami que será feito. Os mais simples funcionam melhor em papéis rígidos. Os mais complexos pedem papéis mais finos devido ao número maior de dobras.

Listamos, abaixo, os papéis mais usados no origami.

Papel sulfite
É bom para os iniciantes, já que não é caro e pode ser dobrado muitas vezes. A desvantagem é a pouca variedade de cores.

Papel de presente
Como é estampado de um lado e branco do outro, esse papel é bom para quem deseja estilizar o origami.

Papel espelho
Com gramatura de cerca de 75g, o papel espelho é colorido de um lado e branco do outro. É vendido em muitas cores e tem opção com ou sem brilho. Porém, o vinco fica marcado.

Color Plus
Como não é pintado, o papel Color Plus não deixa vinco branco quando é dobrado. É feito em variadas espessuras.

Papel importado para Origami
Já é vendido cortado no formato quadrado e com variadas estampas. É caro, mas oferece um dos melhores resultados. Você encontra em poucas papelarias no Brasil, mas consegue comprar facilmente pela internet.

Quer transformar papel em arte? Aprenda a fazer objetos decorativos  incríveis no Curso de Origami da Casa Beta. Assista aqui.