Carregando..

Com tantos tipos de lápis para desenho à nossa disposição, fica difícil saber qual o mais adequado para cada estilo. Afinal, não dá para comprar todos lápis que vemos nas lojas, né?

Os lápis são classificados segundo o grafite. A nomeclatura vai de 9H a 9B, passando pelos tipos F e HB, o que varia de acordo com textura e espessura.

Isso influencia muito nos efeitos do desenho. Os lápis tipo H são mais finos e têm o grafite mais duro. Já os tipo B são macios, com o grafite mais grosso e suave.

Para que você tenha uma variedade boa no estoque de materiais artísticos, a Casa Beta fez uma lista de alguns tipos de lápis e suas características.

– 4B

Os traços escuros do tipo 4B fazem com que seja ideal para desenhar pêlos e cabelos.

– HB

Muito usado na escrita, o lápis HB mistura a dureza do tipo H com o escuro do tipo B. É bem utilizado no desenho técnico.

– 8B

Muito utilizado no contorno dos desenhos, já que é bem grosso.

– 6B

A maciez do tipo B permite que este lápis seja macio e escuro ao mesmo tempo, o que é ótimo para criação de sombras mais fortes.

– 2B

É ideal para esboços devido aos traços escuros do grafite, que é macio.

Que tal começar a testar suas habilidades no desenho? Clique aqui e conheça o nosso Curso de Ilustração. A ilustradora, aquarelista e arquiteta Nicole Bini te ensina a olhar folhagens de uma forma descomplicada e a criar com muita cor e luz.