Carregando..

Às vezes, parece que a criatividade foge da gente, né? Não sabemos como começar um texto, com que inspiração fazer algum desenho, como seguir em ânimo pelas tarefas do nosso dia a dia. E, nessas horas, nem adianta desesperar ou forçar os processos: muitas vezes, o desbloqueio criativo só vai acontecer, quando damos um tempo a ela e a nós mesmas, sem tantas cobranças. Afinal, já sabemos que ter dias mais criativos tem muito mais a ver com leveza do que com pesos e reclamações.

Há alguns anos, quando me deparava com esses dias de pouca criatividade, eu ficava irritada, brigando comigo, com meu trabalho e com quase tudo ao meu redor. Mas com o tempo, fui criando meus próprios processos e minhas formas de driblar a ausência de criatividade com algumas coisinhas simples, mas que funcionam tão bem pra mim em meu dia a dia, e vou compartilhá-las aqui com vocês. Vai que alguma gera uma inspiração do lado daí, né?

Faça uma playlist

Tenho, no Spotify, uma playlist chamada “Músicas para Escrever”. São canções que me fazem bem, me confortam e que parecem criar toda uma atmosfera que me auxilia muito em meus processos de escrita. Quando tenho dificuldades para começar a escrever, sento na minha cadeira diante do computador ou do caderno, coloco a playlist pra tocar e fico ali, só ouvindo. Além de relaxar, é uma ótima fonte de inspiração e uma ajuda e tanto no desbloqueio criativo.

Tenha referências e inspirações

Muitas vezes, a nossa criatividade se movimenta a partir do que a gente vê, das referências que guarda, daquilo que consome. Então, tento criar em torno de mim um espaço que acolha referências, coisas positivas e que despertam minha vontade de criar. No Instagram, por exemplo, sigo perfis que alimentam minha mente e que têm a ver com o meu mundo, com a minha rotina e com aquilo que gosto. Precisamos nos cercar de coisas boas para que a nossa energia possa fluir livremente.

Respeite o seu tempo e seu processo

Não adianta querer forçar as coisas. Se hoje não tivemos um dia criativo, amanhã podemos acordar querendo colorir o mundo. Tudo tem o seu tempo e devemos aprender a respeitar até os momentos de vazio, em que nada parece acontecer dentro e fora da gente. Ah! Vale lembrar que os processos de cada um, são diferentes. A gente não pode pensar que, porque alguém é tão criativo diariamente nas redes sociais, nós também devemos ser (ou estamos completamente errados em não ser). Cada um é que sabe de si, de sua rotina, suas preocupações, suas buscas. Respeite e acolha seu processo.

Saia para caminhar 

Passar um tempo ao ar livre, é uma boa ideia para despertar dias mais criativos. Pode ser voltar para casa à pé após o trabalho, correr pela manhã em uma praça ou parque bem pertinho, aproveitar o horário de almoço ou a folga do domingo para observar a natureza, o espaço em que se vive. Temos, ao nosso redor, fontes inesgotáveis de inspiração. Precisamos apenas aprender a olhar com calma e delicadeza para aquilo que nos cerca e encontrar ali, bem pertinho, um pouco de respiro diante da nossa rotina e espaços para a criatividade voltar a morar em nós.

Converse com outras pessoas

Trocar ideias, referências e informações é excelente dentro de qualquer processo criativo. Às vezes, gastamos muita energia tentando resolver sozinhos o que podemos dividir com alguém, com diálogo e troca de dúvidas. Ouvir histórias, alimentar nossa alma e nosso coração, são coisas importantes e necessárias dentro de qualquer processo criativo.

Ah! Uma coisa que também pode ajudar, é fazer listas de coisas que você gosta, que te inspiram e motivam a ter uma vida mais criativa. Assim, você consegue criar suas próprias ferramentas de imaginação e encontrar dias muito mais criativos diante da sua rotina. Lembre-se: respeite você e o seu processo.

Dica 1: o livro “Caminho do Artista“, da Julia Cameron, é uma ótima fonte de inspiração para despertar a criatividade no dia a dia. Ele traz exercícios simples, que podem ser facilmente inseridos em nossa rotina, além de uma leitura leve que, por si só, já desperta nossa criatividade.

Dica 2: já conhece nosso “Desafio Criativo”? Ele é um convite a mudarmos nossa rotina, durante os sete dias da semana, com uma dica/atividade diária, que funciona como um desbloqueio criativo para nós e nossos dias. Pra baixar e começar já a praticar, clique aqui

 

Espero que tenham gostado das ideias! Bons dias criativos por aí.

E até a próxima!

Texto de Helena Antunes