Carregando..

Costumamos associar criatividade às áreas das artes. Escritores, músicos, pintores, desenhistas e fotógrafos são profissionais considerados criativos pelo senso comum. Mas, essa habilidade vai muito além. Criar nada mais é do que encontrar uma boa solução para um problema. E se você é boa nisso, prepare-se: o futuro é todo seu!

O que é a criatividade?

Criar é transformar uma ideia em ação! O grande diferencial das pessoas criativas é ver conexões entre coisas que ainda não foram relacionadas, o que costuma gerar inovações. A boa notícia é que você não precisa ter uma mente brilhante, fora do comum, para chegar a esse tipo de pensamento. A mente criativa é aquela que reconhece um problema e procura por soluções para ele.

Famosa pelo best-seller Comer, Rezar, Amar, Elizabeth Gilbert também é expert em criatividade! A norte-americana reflete sobre o que seria uma vida criativa no livro Grande Magia. Segundo ela, a chave está na curiosidade, em uma vida sem medo e com coragem.

Já a brasileira Mariana Castro, que publicou o livro Empreendedorismo Criativo e se tornou sócia de uma produtora de conteúdo responsável pelo Gizmodo Brasil, reforça que não há essa “coisa divina de ter um dom”. Segundo a jovem, temos plena capacidade de desenvolver as habilidades dentro do que nos propomos a fazer.

Aprendendo a ser criativa

Se você pensar bem, na infância, há um incentivo muito forte à criatividade. Aulas de arte povoam nosso imaginário na escola. Em casa, os pais ficam muitos orgulhosos das nossas criações. Mas, com o passar do tempo, a vida adulta nos força a viver a realidade, sem espaço para a imaginação. E a nossa criatividade é guardada em uma caixinha no cérebro, onde fica por muito tempo sem ser despertada.

Mas, ela está voltando com tudo entre os millenials, que hoje têm entre 18 e 35 anos e estão mais propensos a tarefas que envolvem criar. Se você quer entrar nessa onda, saiba que a mente pode, sim, acordar a criatividade. Basta começar a praticar hábitos inovadores de novo.

Você pode ir além da receita básica de viajar para um lugar desconhecido, caminhar por aí ou encontrar um novo hobby. É possível treinar para fazer algo novo e se tornar uma especialista nisso. Como dizia o dramaturgo irlandês George Bernard Shaw, você pode sonhar com coisas que nunca existiram e, em vez de duvidar, se perguntar “por que não?”.

Gostou da ideia? Então, dê o primeiro passo rumo a uma vida mais criativa baixo o e-book grátis: O Segredo Das Mentes Criativas. Basta preencher o formulário abaixo e você receberá o e-book gratuitamente no seu e-mail.