Carregando..

A Netflix é uma plataforma incrível com uma enorme variedade de filmes, documentários e séries. E pode ser uma ótima fonte de inspiração para artistas e pessoas criativas. O catálogo brasileiro com mais de 3000 filmes e 28 mil (!) episódios de séries é um prato cheio de capítulos e histórias para você aproveitar. 

E entre tanta coisa legal, separamos os melhores conteúdos sobre arte e design na Netflix pra você explorar: 

Burden

Esse documentário mostra a história de Burden, um artista conhecido como louco, suicida ou para alguns, genial. Burden questionava constantemente o que é arte, quais são os limites e deixou claro que nunca teve a intenção de morrer pelo seu trabalho. O documentário também conta com a participação da performista mundialmente famosa, Marina Abramović, com trabalhamos igualmente classificados como perigosos.

Frida

Frida Kahlo nasceu no México em 1907 e teve uma vida muito difícil. Começou a pintar após um grave acidente de ônibus que a faz ficar muitos meses de repouso e seu passatempo a tornou ícone do movimento feminista, LGBTQ+ e Chicanos. Suas obras tem grande influência da cultura popular, da natureza e também das cores mexicanas. O filme “Frida” retrata a vida da artista e seus momentos marcantes. 

Abstract: The art of design

Esse seriado incrível conta com 8 episódios e traz os bastidores do trabalho de importantes artistas contemporâneos. A série documental é completamente focada em arte, cada episódio aborda um artista influente dentro de uma área do design (design gráfico, cenografia, fotografia, arquitetura, etc). 

Com amor, Van Gogh 

Esse filme traz a história misteriosa sobre a vida e a morte de Vincent Van Gogh. O filme é uma animação produzida a partir de milhares de pinturas a óleo, cada uma das fotografias do filme é uma pintura individual. Mais de 125 pintores trabalharam sem parar durante anos para tornar essa obra de arte possível. O filme é baseado em pesquisas feitas por historiadores sobre a vida do pintor, por isso há muitos registros sobre sua vida mas também muitas lacunas abertas sobre sua história.

Coco antes de Chanel

Esse filme de 2009 conta a história da famosa estilista francesa Gabrielle “Coco” Chanel, desde a sua infância pobre em um orfanato até a criação do seu império da moda. Na juventude, ela dividia seu tempo trabalhando em uma alfaiataria durante o dia e cantando em um cabaré à noite. Lá, conhece o milionário Étienne Balsan, com quem tem um breve relacionamento. Após sua irmã se casar e se mudar, Coco percebe poucas perspectivas de vida, e então resolve fazer suas malas e ir atrás de Balsan, pedindo abrigo em sua casa por um breve período. Lá ela acaba conhecendo muitas mulheres amigas, que ficam espantadas já que Coco passa a se vestir costumeiramente com as roupas de homem, abolindo os espartilhos e adereços exagerados típicos da época. Assim Coco Chanel começa a fazer roupas e chapéus sob encomenda, uma vez que as pessoas ficam encantadas com seu estilo independente, inovador e totalmente a frente de sua época. 

Nise – O coração da loucura 

O filme dirigido por Roberto Berliner e estrelado por Glória Pires, conta a história da psiquiatra alagoana Nise da Silveira (1905-1999), que inovou o tratamento oferecido para as pessoas com problemas mentais e, em especial, para aquelas com esquizofrenia. Ela propôs e aplicou formas alternativas de cuidados, com base na arte, no afeto e no convívio com animais em substituição a métodos agressivos e comparáveis à tortura.

Gostou das indicações de conteúdos sobre arte e design? Que tal ir além dos filmes e séries e procurar inspirações também nos livros? Nossa e-book sobre criatividade pode ser um ótimo ponto de partida!