Carregando..

Segundo uma pesquisa feita pela MindMiners, 66% dos brasileiros tem vontade de abrir a própria empresa a fim de conquistar mais liberdade financeira e autonomia. Mas porque eles não dão o primeiro passo? Existem inúmeros motivos para isso, como a falta de capital e de conhecimento, porém a falta de confiança na hora de empreender é um dos principais motivos envolvidos para aquela ideia de negócio incrível nunca sair do papel. 

Sabemos que mudar essa realidade não é tarefa fácil, mas pra te ajudar nessa empreitada, trouxemos 5 ações práticas para aumentar sua confiança na hora de empreender: 

 1. Se coloque na posição de aprendiz e diminua suas expectativas

Às vezes, ao começar um negócio já queremos ter sucesso nas primeiras semanas e construímos grandes expectativas para a nova empreitada, mas é fundamental lembrar que você é uma aprendiz nessa nova carreira. Diminua as expectativas e trabalhe com pequenas metas que sejam realistas de atingir. Assim, você vai começar a entender seu novo negócio e construir expectativas realistas com sua situação e possibilidade. 

 2. Compartilhe/ensine algo que você já sabe 

Algumas vezes nos acostumamos tanto com alguns talentos e habilidades próprias que não enxergamos o devido valor delas. Tente compartilhar esse talento com outras pessoas e perceba que você já tem um potencial de ajudar outras pessoas, isso vai fazer com que sua auto confiança aumente e você pode ser sentir preparada para das os primeiros passos em um terreno ainda desconhecido. Quem sabe sua próxima partilha de conhecimento não será sobre empreendedorismo?

 3.Como o seu eu do passado olharia pra você hoje?

Esse é um ótimo exercício para aumentar a confiança em qualquer aspecto da vida, inclusive na hora de empreender. Tente imaginar o que seu eu de 5,10 anos atrás acharia de você hoje. Pense o quanto você evoluiu, quantas experiências acumulou até aqui e o quanto aprendeu com todas as situações vividas. Pense em todas essas coisas e quanto isso pode te ajudar nessa nova tarefa. 

confiança na hora de empreender

 4. Se coloque em Beta e receba feedbacks valiosos 

Assim como sua nova empresa, lembre-se de também se colocar em beta – fase de testes, de melhora constante, e receba feedbacks valiosos de clientes e amigos. Use-os para melhorar constantemente e encontrar o caminho para a sua melhor versão. Um bom caminho para isso é mostrar seu negócio – mesmo que ainda esteja no papel, para pessoas de confiança como amigos e familiares e pedir opiniões construtivas. Mas lembre-se que isso é uma ajuda e a opinião principal ainda é a sua!

 

Gostou das ações práticas para ter mais confiança na hora de empreender? Que tal assinar nosso Clube Criativo e ficar por dentro de todos os cursos sobre negócios que temos e vamos lançar?