Carregando..

Dizem que uma imagem vale mais do que mil palavras, não é mesmo? Talvez seja por isso que as figurinhas de Whatsapp ficaram tão populares, afinal, um bom meme as vezes já diz tudo. E para aumentar seu acervo de adesivos, veja aqui como transformar seus próprios desenhos em figurinhas de WhatsApp.

Você vai precisar de…

  • Desenhos! Quanto mais expressivos, melhor, pois você vai querer usá-los nas suas conversas para se expressar.
  • Um aplicativo de criar stickers.
  • Um aplicativo de edição de imagens (opcional).

Escolha um tema

Se tem uma coisa que alimenta a internet todos os dias são memes, gatos e, principalmente, memes de gatos. Eles me inspiraram a fazer esses desenhos que eu vou usar para te mostrar num passo a passo como fazer adesivos com suas próprias criações.

figurinhas de WhatsApp figurinhas de WhatsApp

Desenhe

Me baseando nos meus memes de gato preferidos, fiz minhas ilustrações diretamente no IPad usando o Adobe Draw, um aplicativo gratuito para desenhar com vetores. A vantagem desse app é que ele pode ser vinculado com a Creative Cloud da Adobe, o que te permite gerar um arquivo aberto para editar no próprio Illustrator ou Photoshop. Sendo um desenho digital, fica mais fácil importá-lo para o celular em alta qualidade.

figurinhas de WhatsApp

No entanto, não é necessário fazer um desenho digital para ele virar figurinha. Se optar por usar métodos tradicionais, você pode digitalizar seu trabalho feito a mão facilmente com um scanner ou câmera de celular. O importante é que a foto esteja nítida e com boa resolução, já que as figurinhas devem ter pelo menos 512 x 512 pixels de dimensão.

Fazendo as figurinhas

Com os desenhos prontos, chegamos na parte de transformá-los em adesivos! Existem muitos (muitos mesmo!) aplicativos de criar figurinhas para Whatsapp no Google Play ou na App Store. Para indicar alguns,  eu usei o Sticker Creator e o Sticker Maker Ad para fazer meus adesivos. Cada um tem interfaces e recursos diferentes, basta testar os que você se sentir mais confortável usando. Independente de qual você preferir, eles funcionam basicamente da mesma maneira:

Primeiro, esses aplicativos vão te pedir para criar uma pasta de figurinhas. Elas vão funcionar mais como uma coleção e vão aparecer separadas na sua barra de figurinhas no WhatsApp. 

figurinhas de WhatsApp  figurinhas de WhatsApp

Para fazer seus adesivos, selecione os desenhos dos arquivos internos do seu celular. Em seguida, você terá a opção de recortar a sua imagem, selecionando o que vai virar sua figurinha. Você pode recortar em formas básicas, como um retângulo ou, “desenhar” a seleção.

figurinhas de WhatsApp    figurinhas de WhatsApp

Pessoalmente, eu achei mais fácil selecionar o gatinho da imagem acima com o Sticker Creator, mas o Sticker Maker Ad tem recursos como contorno e ajuste de rotação da imagem. Para um resultado mais preciso, você também pode recortar o fundo no photoshop ou outro editor de imagens da sua preferência. Assim você já edita o desenho antes de enviá-lo para virar figurinha e pode ganhar tempo.

De qualquer forma, esses aplicativos vão te dar opções como apagar o fundo, adicionar emojis, textos e desenhar por cima. Assim, você personaliza seus desenhos da forma que quiser!

  

Por fim, para que suas figurinhas apareçam na barra do WhatsApp, basta importá-las. Alguns apps requerem um mínimo de três figurinhas para isso. É só clicar nessa opção e elas estarão disponíveis para usar em suas conversas!

Viu como é fácil transformar seus desenhos em figurinhas de WhatsApp? Que tal explorar suas habilidades em ilustrações digitais para fazer mais adesivos? Crie, compartilhe e divirta-se!