Carregando..

Entre letterings, ilustrações e estampas, existem muitas formas de deixar uma eco bag com a sua cara! Aprenda como personalizar uma ecobag e  complementar o seu look. 

Ecologicamente corretas, as ecobag vieram com o objetivo de evitar o uso de  sacolas plásticas quando você vai às compras. Ao mesmo tempo, são versáteis o suficiente para serem usadas como bolsa, o que é ótimo, pois cabe de tudo nelas! Elas passaram de uma alternativa sustentável para um acessório fashion e, para combinar melhor ainda com qualquer ocasião, você pode deixar sua ecobag do seu jeitinho.

Você vai precisar de…

  • Uma ecobag
  • Lápis
  • Tintas não laváveis, como tinta e caneta para tecido, cola colorida…
  • Um pincel de cerdas rígidas
  • Régua 

Faça um esboço

O primeiro passo para decorar sua ecobag é fazer um esboço do que você vai pintar. É sempre bom ter um planejamento antes de lidar com tinta, afinal, a ecobag será sua tela! Escolhi fazer um lettering com a frase “Fight like a girl” e testei algumas variações no papel para ver qual eu gostava mais, além de planejar a execução do desenho final.

personalizar uma ecobagpersonalizar uma ecobag

Transfira o desenho para a ecobag

Você  encontra ecobags de todo jeito para personalizar. Existem várias opções de tamanhos e materiais, que você pode usar a seu favor na hora de criar! O melhor é que ela seja de pano e sem estampas, para que ela seja como um papel em branco (ou preto no meu caso) pronto para desenhar!

Decidiu como vai ser sua ecobag? Com o esboço pronto, pegue-a para transferir o desenho. Se o tecido for transparente o suficiente, você pode preparar a arte num papel e copiar por cima com um lápis. Como eu optei por uma eco bag preta e com tecido um pouco mais grossinho, não deu pra ver meu desenho por baixo, então eu tive que desenhar direto nela.

personalizar uma ecobag  personalizar uma ecobag

personalizar uma ecobag

Com a ajuda de uma régua para centralizar o meu lettering, também fiz alguns retângulos para delimitar o espaço de cada palavra e depois, desenhei cada letra à lápis. Você pode tentar apagar esses traços com borracha, mas tome cuidado para não manchar o tecido.

Pinte e decore do seu jeito!

Com as marcações feitas, sua ecobag estará pronta para ser pintada! As tintas de tecido são as mais indicadas para isso, já que elas não saem quando lavadas. Um pincél de cerdas rígidas te dá mais firmeza para fazer seus traços, mas não tem problema se você só tiver um mais macio.

personalizar uma ecobag

Outras alternativas são esmalte e cola colorida. Elas também cumprem bem essa função de não saírem com água depois de secas e podem adicionar cores e efeitos diferentes. Especialmente a cola colorida, que pode dar relevo ou até glitter na sua eco bag! Ah! Se quiser um material mais prático ainda, existem canetas próprias de tecido, que podem ser mais fáceis para manusear caso não esteja acostumada com pincéis.

Com as tintas secas, sua eco bag estará pronta!

Viu como personalizar uma ecobag é bem simples? Se você gosta de um bom DIY, esse pode ser o seu próximo projeto! Transforme um objeto comum e dê um toque especial pra deixá-lo com um jeitinho bem seu.