Carregando..

Não há muitas regras: cada um tem um jeito próprio de organizar seu espaço criativo. Mas, a gente sabe que quem precisa colocar a mente para criar e atua com trabalhos manuais pode se beneficiar muito de um ambiente organizado, que gera mais produtividade.

A consultora de organização e produtividade Marília Cordeiro explica que o espaço colabora bastante para que novas ideias surjam. E não há segredo nenhum para isso: basta manter a mesa de trabalho limpa, deixar o local iluminado e dispor os objetos de forma que sejam achados facilmente. Se as coisas estão nos seus devidos lugares – mesmo que dentro de uma lógica que só funcione na sua cabeça -, nos tornamos mais produtivas.

Segundo Marília, essa organização do espaço criativo depende de pessoa para pessoa. “Há quem consiga ser produtivo no ambiente mais caótico. Mas, o que a organização fala é ‘um lugar para cada coisa e cada coisa para seu lugar’”, diz. Por isso, um espaço arrumado e planejado para o seu estilo de trabalho proporciona uma sensação de acolhimento e, consequentemente, mais inspiração.

A consultora lembra também que, ao ver a bagunça, a mente fica constantemente em alerta, pois há uma “dívida” a ser quitada: ela sabe que é preciso arrumar tudo ali e não consegue relaxar. “Dívidas desviam o pensamento e nos deixam desfocados. Por isso, um espaço organizado permite concentrar na criatividade e ser produtivo”, explica.

Foco na criação

Especialistas concordam que a produtividade tem tudo a ver com o foco! Quanto mais focadas estivermos, melhores os resultados das nossas criações. De acordo com Marília, o foco pode ser impulsionado com o espaço criativo bem organizado! E ter rituais de concentração ajuda muito, como colocar uma música antes de começar ou tomar um chá ou um café. Nunca é demais facilitar a produtividade, não é mesmo?

Por isso, é muito importante também ter foco na rotina! O Curso de Planejamento de Rotina da Casa Beta pode te ajudar nisso. Clique aqui e aprenda a montar um plano que realmente funcione para o seu estilo de vida e que te auxilie, diariamente, a alcançar as suas metas.

Depois de organizar seu espaço criativo, é hora de arregaçar as mangas e fazer arte! Não se esqueça: a criatividade é uma habilidade e pode ser aprendida todos os dias! Conheça o Segredo das Mentes Criativas: