A casa não é apenas habitação, mas também é a expressão de seus moradores. Por isso, uma casa confortável, que tenha espaços que acalmam os moradores, conecta família e amigos e mostram um pouco mais sobre seus habitantes são algumas das funções inerentes ao lar. As plantas na casa também auxiliam nesse processo, mas muitos moradores ainda não sabem como fazer um jardim ou ter plantas em sua casa de forma a auxiliá-las nessa função de criar um lar mais confortável.
As áreas verdes aumentam a umidade, ajudam na qualidade do ar, dando uma sensação de bem estar aos seus moradores. Elas auxiliam na capacidade de concentração e, também, no relaxamento. Contudo, as plantas na casa precisam ser combinadas de forma esteticamente bela, mas, também, de maneira funcional para não trazer um trabalho a mais aos afazeres da casa.
Por isso, trouxemos neste texto 7 dicas sobre como fazer um jardim na sua casa de forma eficiente, para te dar aquele conforto que você merece para o seu dia-a-dia. Veja!
Veja Também: Materiais básicos para jardinagem
Como fazer um jardim? Conheça as principais técnicas
1. Conheça as características do lugar onde se quer criar o jardim
Antes de começar a plantar as flores no solo ou no vaso, entenda primeiro as características da sua casa: qual o melhor espaço, quais são as plantas recomendadas e a melhor maneira de fazer o plantio. Observe onde são os espaços com terra e de qual tipo, a umidade e, também, a incidência de luz nesse local. É importante notar que a incidência de luz direta pode mudar de ângulo de acordo com as estações do ano, o que pode ser decisivo na escolha de quais plantas são as mais adequadas.
O mesmo ocorre com as plantas que ficarão nos vasos. Em algumas casas ou apartamentos não há um espaço dedicado à terra e nem incidência de luz direta. Por isso, é importante entender bem a condição dos lugares em que os vasos estarão dispostos.
Se você, ao observar a sua casa, perceber que não há muita incidência de luz natural ou que não há um espaço para fazer um jardim, não se preocupe. A seguir daremos dicas também para essas limitações.
2. Escolha as plantas certas
Ao seguir o primeiro passo, a escolha das plantas a serem cultivadas se tornam muito mais fáceis. Para um jardim externo, com alta incidência de sol, escolha plantas que se adaptam bem a estas condições. Dependendo da sua disponibilidade de tempo para os cuidados, você pode escolher espécies com mais ou menos necessidade de regas. Também é possível instalar um sistema automático, para garantir que suas plantas recebam os cuidados necessários.
Estes locais são ideais para a plantação de uma horta ou espécies frutíferas, já que a maiorias delas precisam de luz solar. A vantagem do plantio dessas espécies é de que você saberá exatamente a procedência dos seus alimentos.
Se não há uma área externa na sua casa, não se preocupe, também é possível ter ótimas espécies de plantas na sua decoração. As áreas verdes em apartamentos, kitnets são ótimas aliadas para deixar o lar mais relaxante e visualmente mais agradável. Para isso, é importante escolher plantas que se adaptem bem aos ambientes internos, como suculentas e pequenas palmeiras, por exemplo, que requerem pouca água e luz solar.
3. Use vasos

A grande vantagem dos vasos é a possibilidade de locomoção, além de serem ótimos objetos decorativos. Caso uma planta não tenha se adaptado a um cômodo da casa, é possível movê-la para um lugar com condições ambientais diferentes (luz direta, umidade, etc.) Os vasos, com vários tamanhos, formas e estilos, também são ótimos para aumentar a adaptabilidade da planta a pequenos espaços da casa. Assim, alguns vasinhos podem decorar lugares que você nem imaginaria que poderia receber algumas plantinhas.
Veja Também: Cactos e suculentas na home decor: como usar
4. Faça caminhos no seu jardim
No jardim, o ideal é integrar os espaços de convivência dos moradores com a natureza. Por isso, ao plantar, lembre-se de abrir um caminho, evitando, assim, que algum visitante pise em alguma planta sem querer. Marque bem estes espaços com pedras soltas, revestimentos, cimento ou algum outro método.
Fazer caminhos curvos deixa o espaço mais dinâmico, interessante visualmente e possibilita o acesso à várias partes do jardim. Contudo, é importante ter atenção com espinhos e galhos pontiagudos de algumas plantas, que podem invadir a demarcação.
5. Faça jardins verticais

Como fazer um jardim sem espaço na casa? É aí que entra a engenhosidade dos jardins verticais. Em apartamentos pequenos, por exemplo, aproveitar ao máximo os espaços das paredes se aplica também às plantas. Uma parede da área da sua casa ou de um dos cômodos pode ser aproveitada para acomodar vasos, desde que tenha a iluminação adequada para as plantas escolhidas e um cuidado especial para a rega nesse local.
6. Tenha árvores frutíferas
As árvores frutíferas são elementos muito úteis para qualquer jardim. E mesmo se você não possua um espaço com terra em sua casa, saiba que algumas frutas podem ser cultivadas em vasos também. Temos como exemplo romã, acerola, limão e até jabuticaba. É preciso ter atenção, porém, à profundidade do vaso, ao tipo de terra e também ao processo de drenagem da árvore para que a planta se desenvolva de forma saudável e, de fato, gere frutos.
7. Tenha paciência e cuidado
É preciso lembrar que para ter um jardim bonito, é importante cuidar e, também, esperar o tempo apropriado para o crescimento e desenvolvimento de cada planta. Contudo, os resultados de se ter plantas bem cuidadas no ambiente é visível, por isso vale muito a pena a espera.
Agora que você aprendeu a como fazer um jardim ou uma área verde na sua casa, coloque em prática nossas dicas e nos conte nas redes sociais da Casa Beta, Facebook e Instagram, como está sendo esse processo. Compartilhe este texto com aqueles seus amigos que amam ter uma casa cheia de plantinhas!
